domingo, 25 de fevereiro de 2024

No mobile phone phobia, afinal o que é a nomofobia?

A nomofobia é um fenômeno psicológico contemporâneo caracterizado pelo medo ou ansiedade intensa relacionada à falta de acesso ou uso do telefone celular ou outros dispositivos móveis


A expressão inglesa "no mobile phone phobia" que dá origem ao termo nomofobia que surgiu no contexto do aumento da dependência tecnológica e da prevalência do uso de smartphones na sociedade moderna.

Os sintomas da nomofobia podem variar de indivíduo para indivíduo, mas geralmente incluem ansiedade, angústia, agitação, sudorese, palpitações, dificuldade de concentração e até mesmo ataques de pânico quando o acesso ao telefone celular é restrito, a bateria está descarregada ou não há sinal de rede disponível. Essa condição pode ser agravada em situações em que os indivíduos se encontram longe de suas casas ou de locais familiares, como durante viagens.

A nomofobia é frequentemente associada ao uso excessivo de dispositivos móveis, especialmente smartphones, e à dependência emocional desses aparelhos para se comunicar, acessar informações, entretenimento e até mesmo para fins profissionais. A constante conexão com as redes sociais e a sensação de estar sempre disponível podem alimentar esse medo de ficar desconectado.

Além disso, a nomofobia pode ter implicações significativas na vida cotidiana e nas relações interpessoais. Pode interferir no desempenho acadêmico, no trabalho e nas interações sociais, levando a um isolamento progressivo e a uma deterioração da saúde mental e emocional.

Para lidar com a nomofobia, é essencial promover um uso saudável e equilibrado da tecnologia, estabelecer limites claros para o tempo de tela e praticar o desapego digital regularmente. A conscientização sobre os efeitos negativos do uso excessivo de dispositivos móveis e a busca de atividades offline podem ajudar a reduzir a ansiedade e restaurar o equilíbrio na vida digital e pessoal. Em casos mais graves, a busca por apoio psicológico especializado pode ser necessária para lidar com os sintomas da nomofobia e desenvolver estratégias de enfrentamento eficazes.

No site Tua Saúde o Dr. Gonzalo Ramirez, Clínico Geral e psicólogo, descreve os principais sintomas e alertas, pois alguns sinais que podem ajudar a identificar a nomofobia, que incluem:

  • Sentir ansiedade quando se fica muito tempo sem usar o celular;
  • Necessitar fazer várias pausas no trabalho para utilizar o celular;
  • Nunca desligar o celular, mesmo para dormir;
  • Acordar no meio da noite para ir no celular;
  • Carregar frequentemente o celular para garantir que se tem sempre bateria;
  • Ficar muito chateado quando se esquece o celular em casa;
  • Verificar o telefone frequentemente para ver se tem notificações;
  • Ansiedade quando está em um ambiente sem sinal de internet;
  • Levar o carregador de telefone para todos os lugares por medo da bateria acabar.

Vide: http://www.tuasaude.com/nomofobia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Conteúdos de Filosofia para estudantes

Pensamentos

"Conhece a ti mesmo." Sócrates --"A linguagem é a morada do Ser." Heráclito -- "O homem é a medida de todas as coisas." Protágoras -- " Penso, logo existo. " René Descartes -- " O Mundo é minha representação sobre ele. " Artur Schopenhauer -- " Ai ai, o tempo dos pensadores parece ter passado! " Soren Kierkaard -- "Sobre aquilo que não pode ser dito deve se calar.” Ludwig Wittgenstein -- "O Ser é um horizonte de possibilidades." Martin Heidegger -- "A essência precede a existência." Jean Paul Sartre -- " A esperança floresce senão sobre o solo do desespero. " Gabriel Marcel "A razão e a sabedori falam. O Erro e a ignorância gritam." Sto. Agostinho "A melhor lição é o exemplo." Sto. Agostinho

JUVENTUDE E EDUCAÇÃO