quarta-feira, 19 de julho de 2023

BLOG PENSAR NO JORNAL DO PROFESSOR DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC) EM 2009

Recordar é viver!

Segue abaixo trechinho da entrevista dada em 2009 à jornalista Renata Chamarelli, do Jornal do Professor do MEC - revista eletrônica do MEC edição quinzenal (cf. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/) falando sobre a importância do Blog Pensar como mais uma ferramenta nas aulas de Filosofia, a entrevista foi realizada remotamente, é claro. Agradeço a todos pelo sucesso, confira!

Espaço do Professor

Professor cria blog para facilitar discussões filosóficas
13.02.2009





















Uma vida sem reflexão não é digna de ser vivida. A famosa frase de Sócrates é o texto que dá boas-vindas ao internauta que acessa o blog Pensar (http://blogpensar.blogspot.com/). Fruto do trabalho do professor de filosofia Leonardo Oliveira de Vasconcelos, que leciona no Colégio Rui Barbosa (http://www.ruibarbosa.net/), em Belo Horizonte, o blog surgiu da necessidade de um contato maior com os alunos após as aulas. “Ao comentar pensamentos, os alunos se sensibilizam pelas ideias expostas, despertando um maior interesse nas minhas aulas”, justifica.

Criado em fevereiro de 2007, o blog contribui para uma maior interatividade dos alunos de filosofia de Vasconcelos. Por meio dele, o professor envia atividades de sala de aula, notas de roda pé de comentários expostos em sala, imagens, vídeos, músicas e textos de autores diversos. “Escrevo pequenos textos, versos e reflexões, sempre com o objetivo de despertar nos alunos um olhar mais crítico sobre a realidade do mundo e da vida”, explica. O docente garante que o blog é um sucesso entre os alunos do ensino fundamental e médio. Já foram registrados cerca de 50,8 mil acessos desde que o blog entrou no ar.

Licenciado em filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Vasconcelos vê na filosofia um exercício mental. “Ler um texto no blog e comentá-lo, dar sua opinião se expondo, já é um grande passo para nos libertarmos das nossas “cavernas” da timidez, da arrogância, do egoísmo, da autossuficiência”, defende, ao fazer referência a Alegoria da Caverna, de Platão. Por meio do blog, o professor garante que consegue se aproximar melhor daquilo que se passa no interior de cada aluno.

Por Renata Chamarelli

Veja a entrevista em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/journalContent.action?editionId=15&categoryId=2

Um comentário:

  1. OI LEO OS TEXTOS ESTAO MUITO INTERESSANTE MANDA PRA MIM POR IMAIL ALGUNS PRISCILINHA.21@HOTMAIL.COM UM ABRAÇO

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Conteúdos de Filosofia para estudantes

Pensamentos

"Conhece a ti mesmo." Sócrates --"A linguagem é a morada do Ser." Heráclito -- "O homem é a medida de todas as coisas." Protágoras -- " Penso, logo existo. " René Descartes -- " O Mundo é minha representação sobre ele. " Artur Schopenhauer -- " Ai ai, o tempo dos pensadores parece ter passado! " Soren Kierkaard -- "Sobre aquilo que não pode ser dito deve se calar.” Ludwig Wittgenstein -- "O Ser é um horizonte de possibilidades." Martin Heidegger -- "A essência precede a existência." Jean Paul Sartre -- " A esperança floresce senão sobre o solo do desespero. " Gabriel Marcel "A razão e a sabedori falam. O Erro e a ignorância gritam." Sto. Agostinho "A melhor lição é o exemplo." Sto. Agostinho

JUVENTUDE E EDUCAÇÃO