quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

DEVER DE CASA - Nº 2 (COLÉGIO MAGNUM) - 1ª SÉRIE EM





COLÉGIO MAGNUM AGOSTINIANO

1ª SÉRIE - EM

DISCIPLINA: FILOSOFIA

PROF. LEONARDO VASCONCELOS

DEVER DE CASA - Nº 2 (Para 21/02 turma 1ªC; 22/02 turmas 1ªA, 1ªB e 1ªD)

Leia o texto abaixo e responda em seu caderno:

Se compararmos, nesse aspecto, o comportamento humano com o do animal, verificaremos que o animal não pergunta, não indaga, limitando-se a responder. Mas, por que o animal não pergunta? Não pergunta porque não precisa perguntar. E por que não precisa perguntar? Porque, para viver e reproduzir-se, dispõe do instinto que o torna capaz de fazer, embora inconsciente e sonambulicamente, tudo o que é necessário para sobreviver e assegurar a sobrevivência de sua espécie. [...] Em contraste, o homem pergunta. E, por que pergunta? Porque precisa perguntar. Mas, por que precisa perguntar? Precisa perguntar por que não sabe e precisa saber, saber o que é o mundo em que se encontra e no qual deve viver, [...].

CORBISIER, Roland. Introdução à Filosofia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1986. t.1. p. 125-127.

QUESTÃO 1- Com base no texto, explique qual a importância do ato de perguntar para os homens.

QUESTÃO 2- Redija um parágrafo, explicando como a Filosofia pode auxiliar no aperfeiçoamento dessa operação da inteligência humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Conteúdos de Filosofia para estudantes

Pensamentos

"Conhece a ti mesmo." Sócrates --"A linguagem é a morada do Ser." Heráclito -- "O homem é a medida de todas as coisas." Protágoras -- " Penso, logo existo. " René Descartes -- " O Mundo é minha representação sobre ele. " Artur Schopenhauer -- " Ai ai, o tempo dos pensadores parece ter passado! " Soren Kierkaard -- "Sobre aquilo que não pode ser dito deve se calar.” Ludwig Wittgenstein -- "O Ser é um horizonte de possibilidades." Martin Heidegger -- "A essência precede a existência." Jean Paul Sartre -- " A esperança floresce senão sobre o solo do desespero. " Gabriel Marcel "A razão e a sabedori falam. O Erro e a ignorância gritam." Sto. Agostinho "A melhor lição é o exemplo." Sto. Agostinho

JUVENTUDE E EDUCAÇÃO