segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

DEVER DE CASA Nº 1 - 1ª SÉRIE | COLÉGIO LOYOLA


COLÉGIO LOYOLA - REDE JESUÍTA DE EDUCAÇÃO

ANO: 1ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO

DISCIPLINA: FILOSOFIA

PROF. LEONARDO VASCONCELOS

ATIVIDADE: DEVER DE CASA Nº 1 (para 19/02) 

Texto 1

O texto a seguir corresponde a um trecho de uma carta escrita pelo filósofo grego Aristóteles, na qual ele convida Themison, rei de uma cidade do Chipre, à prática da Filosofia. Na carta, ele procura construir uma série de argumentos que justifiquem a escolha de dedicar-se à Filosofia. No trecho, ele argumenta em torno da necessidade do filosofar.

Por que é preciso filosofar?

Todos admitirão que a sabedoria provém do estudo e da busca das coisas que a filosofia nos deu a capacidade [de estudar], de modo que, de uma maneira ou de outra, é preciso filosofar sem subterfúgios. [...]

Há casos em que, aceitando todos os significados de uma palavra, é possível demolir a posição sustentada pelo adversário, fazendo a referência a cada significado. Por exemplo, suponhamos que alguém diga que não é preciso filosofar: pois “filosofar” tanto quer dizer ‘procurar se é preciso filosofar ou não’, quanto ‘buscar a contemplação filosófica’, mostrando que essas duas atividades são próprias do homem, destruiremos por completo a posição defendida pelo adversário.

Além do mais, há ciências que produzem todas as comodidades da vida e outras que usam as primeiras, assim como há algumas que servem e outras que prescrevem: nestas últimas, na medida em que são mais aptas a dirigir, está o que é soberanamente bom. Daí – se só a ciência que tem a retidão do julgamento, que usa a razão e que contempla o bem em sua totalidade (isto é, a filosofia) é capaz de usar toda as outras e de lhes dar prescrições conformes à natureza – se preciso, de qualquer modo, filosofar, já que só a filosofia contém em si o julgamento correto e a sabedoria prescritiva infalível.

ARISTÓTELES. Da geração e da corrupção, seguido de convite à filosofia. São Paulo: Landy, 2001. p. 150-151.


Atividades (responda em seu caderno)

1. Com base no texto lido e considerando o pensamento de Aristóteles no capítulo, por que é preciso filosofar?

2. Cite duas razões para a prática da Filosofia que aparecem no texto.

3. Por que a Filosofia é a ciência mais completa, segundo o autor do texto?


Dicionário:

Contemplação filosófica: ato de alcançar as ideias por meio do exercício do pensamento racional.

Prescrição: recomendação prática, regra de conduta, norma que define como algo deve ser.

Subterfúgio: desculpa, evasiva, manobra para evitar dificuldades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Conteúdos de Filosofia para estudantes

Pensamentos

"Conhece a ti mesmo." Sócrates --"A linguagem é a morada do Ser." Heráclito -- "O homem é a medida de todas as coisas." Protágoras -- " Penso, logo existo. " René Descartes -- " O Mundo é minha representação sobre ele. " Artur Schopenhauer -- " Ai ai, o tempo dos pensadores parece ter passado! " Soren Kierkaard -- "Sobre aquilo que não pode ser dito deve se calar.” Ludwig Wittgenstein -- "O Ser é um horizonte de possibilidades." Martin Heidegger -- "A essência precede a existência." Jean Paul Sartre -- " A esperança floresce senão sobre o solo do desespero. " Gabriel Marcel "A razão e a sabedori falam. O Erro e a ignorância gritam." Sto. Agostinho "A melhor lição é o exemplo." Sto. Agostinho

JUVENTUDE E EDUCAÇÃO