quinta-feira, 23 de julho de 2015

SOMOS TODOS CANALHAS - ENTREVISTA PROF. CLÓVIS DE BARROS FILHO - PROGRAMA PALAVRA CRUZADA - REDE MINAS


"Canalha não é um atributo de uma pessoa, mas de uma conduta" de acordo com o Professor Clóvis, "Somos todos canalhas - Filosofia para uma sociedade em busca de valores" é o título do novo livro do professor Dr. Clóvis de Barros Filho (USP) em parceria com o professor Dr. Júlio Pompeu (UFES) distribuído pela Editora Leya Brasil - Casa da Palavra. O livro é uma reflexão acerca da capacidade do homem de atribuir valor, ou seja, uma reflexão sobre o juízo de valor, a constituição dos valores humanos (o metron humano), da Ética, Estética, Política, isto é, "um diálogo apaixonado sobre o valor e seus muitos significados".
    Luís Giffoni (esquerda), Luciano Correia, Clóvis de Barros Filho, Leonardo Vasconcelos e Haroldo Mendes

O lançamento do livro em Belo Horizonte foi através do Programa Palavra Cruzada (Rede Minas), em Belo Horizonte - MG, no dia 23 de Junho de 2015, na qual tivemos o privilégio de ser convidado, conhecer e entrevistar o grande Professor Clóvis de Barros Filho juntamente com jornalista Luciano Correia, o escritor mineiro Luís Giffoni e o teólogo Haroldo Mendes. Ética, Política, Educação, Antropologia são os temas discutidos com, como é de praxe o professor Clóvis utilizar exemplos pessoais e com uma linguagem assertiva, faz dele um grande pensador e comunicador brasileiro, que dispensa comentários. Confira a entrevista na íntegra abaixo:




Pensamentos

"Conhece a ti mesmo." Sócrates --"A linguagem é a morada do Ser." Heráclito -- "O homem é a medida de todas as coisas." Protágoras -- " Penso, logo existo. " René Descartes -- " O Mundo é minha representação sobre ele. " Artur Schopenhauer -- " Ai ai, o tempo dos pensadores parece ter passado! " Soren Kierkaard -- "Sobre aquilo que não pode ser dito deve se calar.” Ludwig Wittgenstein -- "O Ser é um horizonte de possibilidades." Martin Heidegger -- "A essência precede a existência." Jean Paul Sartre -- " A esperança floresce senão sobre o solo do desespero. " Gabriel Marcel "A razão e a sabedori falam. O Erro e a ignorância gritam." Sto. Agostinho "A melhor lição é o exemplo." Sto. Agostinho