sábado, 6 de fevereiro de 2016

DEVER DE CASA - N°1 - 3ª SÉRIE EM

COLÉGIO MAGNUM AGOSTINIANO
UNIDADE CIDADE NOVA - BELO HORIZONTE - MG
3ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO
DISCIPLINA: FILOSOFIA
PROF. LEONARDO OLIVEIRA DE VASCONCELOS
ATIVIDADE: DEVER DE CASA - N°1 - MÊS DE REFERÊNCIA: FEVEREIRO

DEVER DE CASA - 3ª SÉRIE EM

QUESTÃO 1- Leia o trecho abaixo e responda.

"Foi, com efeito, pela admiração que os homens, assim hoje como no começo, foram levados a filosofar, sendo primeiramente abalados pelas dificuldades mais óbvias, e progredindo em seguida pouco a pouco até resolverem problemas maiores: por exemplo, as mudanças da Lua, as do Sol e dos astros e a gênese do Universo. Ora, quem duvida e se admira julga ignorar."
                                                                   
                                                                                                                   Aristóteles, Metafísica.

A partir da análise do texto, redija um parágrafo mostrando como a interrogação e a crítica caracterizam a atitude filosófica.

QUESTÃO 2- Leia o texto a seguir.

"A filosofia vai encontrar-se, pois, ao nascer, numa posição ambígua: em seus métodos, em sua inspiração, aparentar-se-á ao mesmo tempo às iniciações dos mistérios e às controvérsias da ágora; flutuará entre o espírito de segredo próprio das seitas e a publicidade do debate contraditório que caracteriza a atividade política."

                                                               Jean-Pierre Vernant, As Origens do Pensamento Grego.

Explique e comente a ideia central dessa passagem, com base nos seguintes tópicos:

a) o ideal de sabedoria mítico-religiosa que remete a uma verdade transcendente; e

b) a reflexão sobre critérios racionais relativos à vida individual e coletiva.

QUESTÃO 3- A filosofia surgiu na Grécia com um grupo denominado “pré-socráticos”. As primeiras reflexões filosóficas basearam-se, de modo mais efetivo, na razão e não mais na mitologia.

Explique o sentido da frase heraclitiana:

"Tudo flui (panta rei), nada persiste, nem permanece o mesmo".

Pensamentos

"Conhece a ti mesmo." Sócrates --"A linguagem é a morada do Ser." Heráclito -- "O homem é a medida de todas as coisas." Protágoras -- " Penso, logo existo. " René Descartes -- " O Mundo é minha representação sobre ele. " Artur Schopenhauer -- " Ai ai, o tempo dos pensadores parece ter passado! " Soren Kierkaard -- "Sobre aquilo que não pode ser dito deve se calar.” Ludwig Wittgenstein -- "O Ser é um horizonte de possibilidades." Martin Heidegger -- "A essência precede a existência." Jean Paul Sartre -- " A esperança floresce senão sobre o solo do desespero. " Gabriel Marcel "A razão e a sabedori falam. O Erro e a ignorância gritam." Sto. Agostinho "A melhor lição é o exemplo." Sto. Agostinho