segunda-feira, 10 de junho de 2013

2ª SÉRIE E.M. - CORRENTE DO BEM: INVISIBILIDADE SOCIAL

2ª SÉRIE E.M. - CORRENTE DO BEM: INVISIBILIDADE SOCIAL

Maio / 2013


Invisibilidade social é o tema da Corrente do Bem 2013 da 2ª Série E.M. O professor Leonardo Oliveira de Vasconcelos, professor de Filosofia e Sociologia, do Ensino Fundamental e Ensino Médio sensibilizou os alunos com o tema, em sala de aula. "O projeto incia-se hoje com a Corrente do Bem, mas os alunos farão análises sociais, políticas, econômicas e psicológicas para levantar dados e entender as possíveis causas para esse problema", diz o professor Leonardo. 
O projeto nasceu parafraseando as ideias da tese de mestrado do psicólogo social Fernando Braga da Costa, que vestiu uniforme e trabalhou oito anos como gari, varrendo ruas, pela Universidade de São Paulo. O psicólogo constatou que, ao olhar da maioria, os trabalhadores braçais são 'seres invisíveis, sem nome'. Em sua tese de mestrado, pela USP, conseguiu comprovar a existência da 'invisibilidade pública', ou seja, uma percepção humana totalmente prejudicada e condicionada à divisão social do trabalho, em que enxerga-se somente a função e não a pessoa. Braga trabalhava apenas meio período como gari, não recebia o salário de R$ 400 como os colegas de vassoura, mas garante que teve a maior lição de sua vida: 'Descobri que um simples bom dia, que nunca recebi como gari, pode significar  um sopro de vida, um sinal da própria existência', explica o pesquisador.
O psicólogo sentiu na pele o que é ser tratado como um objeto e não como um ser humano. 'Professores que me abraçavam nos corredores da USP passavam por mim, não me reconheciam por causa do uniforme. Às vezes, esbarravam no meu ombro e, sem ao menos pedir desculpas, seguiam me ignorando, como se tivessem encostado em um poste, ou em um orelhão', diz. A partir de agora, é colocar a teoria em prática. 

Pensamentos

"Conhece a ti mesmo." Sócrates --"A linguagem é a morada do Ser." Heráclito -- "O homem é a medida de todas as coisas." Protágoras -- " Penso, logo existo. " René Descartes -- " O Mundo é minha representação sobre ele. " Artur Schopenhauer -- " Ai ai, o tempo dos pensadores parece ter passado! " Soren Kierkaard -- "Sobre aquilo que não pode ser dito deve se calar.” Ludwig Wittgenstein -- "O Ser é um horizonte de possibilidades." Martin Heidegger -- "A essência precede a existência." Jean Paul Sartre -- " A esperança floresce senão sobre o solo do desespero. " Gabriel Marcel "A razão e a sabedori falam. O Erro e a ignorância gritam." Sto. Agostinho "A melhor lição é o exemplo." Sto. Agostinho