terça-feira, 19 de março de 2013

UFMG ADERE AO SISU E DIZ ADEUS À 2ª ETAPA DO VESTIBULAR

UFMG adere ao Sisu em substituição ao concurso vestibular


A seleção para os cursos de graduação da UFMG passa a ser feita pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. A decisão foi tomada na tarde desta terça-feira, 19 de Março de 2013, pelo Conselho Universitário.

Segundo o reitor Clélio Campolina, o fim do concurso vestibular – que será substituído exclusivamente pela prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – é fruto de estudos que a Universidades vem fazendo há pelo menos três anos. “O Brasil estava atrasadíssimo em relação a países como Estados Unidos e os da Europa, que há muito adotam sistema de avaliação do ensino médio”, disse, ao ressaltar a qualidade da prova do Enem.

Clélio Campolina também informou que o sistema de cotas não sofrerá alteração com o fim do vestibular. “A seleção pelo Sisu é democrática, elimina custos para os candidatos e oferece igualdade de oportunidades a todos”, disse.

Apenas os cursos que exigem exames para identificar habilidades – como música, dança e teatro – terão edital específico. “Os candidatos fazem o Enem e depois a prova de habilidades”, explicou Campolina.

FONTE: https://www.ufmg.br/online/arquivos/027703.shtml

COMENTÁRIO


Com esta decisão cabe-nos alertar aqui os impactos positivos e negativos dessa decisão do Conselho Universitário da UFMG. A Filosofia na segunda etapa, por exemplo, que era um tema de prova para candidatos de nove cursos: Artes Visuais, Filosofia, Ciências Sociais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Comunicação Social, Ciências do Estado, Direito, Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, Design de Moda. Com a substituição acreditamos que haverá por um lado uma desvalorização da Filosofia, uma vez que o concurso da 2ª Etapa do Vestibular da UFMG era muito valorizado e respeitado em todo o Brasil no tocante à seleção dos textos filosóficos e à preparação e aprofundamento para a Prova de Filosofia da 2ª Etapa da UFMG nas escolas públicas e particulares de Minas Gerais. Contudo, por outro lado, essa decisão do Conselho Universitário será um "voto de confiança" no ENEM, isto é, a partir de agora professores de Filosofia de Minas Gerais - citamos aqui também outros profissionais das demais áreas do conhecimento que utilizavam provas discursivas, como a Língua Portuguesa, por exemplo, - estarão na constante expectativa caso o Ministério da Educação e da Cultura (MEC) trate com cuidado as questões de Filosofia e Sociologia dentro da prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias. O endosso para a decisão da UFMG foi a última prova do ENEM que contemplou várias questões de Filosofia e Sociologia, isso ao nosso modo de ver é o que garante o voto de confiança nas decisões da UFMG.

Pensamentos

"Conhece a ti mesmo." Sócrates --"A linguagem é a morada do Ser." Heráclito -- "O homem é a medida de todas as coisas." Protágoras -- " Penso, logo existo. " René Descartes -- " O Mundo é minha representação sobre ele. " Artur Schopenhauer -- " Ai ai, o tempo dos pensadores parece ter passado! " Soren Kierkaard -- "Sobre aquilo que não pode ser dito deve se calar.” Ludwig Wittgenstein -- "O Ser é um horizonte de possibilidades." Martin Heidegger -- "A essência precede a existência." Jean Paul Sartre -- " A esperança floresce senão sobre o solo do desespero. " Gabriel Marcel "A razão e a sabedori falam. O Erro e a ignorância gritam." Sto. Agostinho "A melhor lição é o exemplo." Sto. Agostinho