domingo, 3 de março de 2013

1ª SÉRIE EM - DEVER DE CASA - MARÇO/2013

COLÉGIO MAGNUM AGOSTINIANO
UNIDADE CIDADE NOVA - BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS
ANO: 1ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO
DISCIPLINA: FILOSOFIA/SOCIOLOGIA
PROF. LEONARDO OLIVEIRA DE VASCONCELOS
ATIVIDADE: DEVER DE CASA - N° 1. MARÇO/2013

01. “A Sociologia é a ciência é a ciência dos problemas sociais que emergem com a chegada do século XVIII. Que tem um marco econômico e outro político e social”.

Sobre os aspectos que determinam o surgimento da sociologia é CORRETO afirmar que:

a) O renascimento Comercial e Urbano, assim com, a ascensão das monarquias absolutistas determinou o surgimento das ciências sociais.

b) Com a revolução Francesa e a Revolução Industrial a Europa passa por grandes transformações sociais, políticas e econômicas que determinam o surgimento da Sociologia.
c) É a partir da desagregação feudal e da consequente consolidação do trabalho servil que a sociologia passa a ter seus fundamentos estabelecidos.
d) A partir da consolidação do modo de produção feudal a Sociologia passa a ser todos os fundamentos necessários para se organizar sistematicamente como ciência.
e) É somente com a revolução Francesa que a sociedade europeia passa a ter a consolidação do poder nobiliárquico e o surgimento da sociologia.

02. Nos séc. XV e XVI o conhecimento racional do universo e dos homens em sociedade começa a ser uma regra seguida; é uma mudança lenta, sempre enfrentando embates contra o dogmatismo e a autoridade da igreja, criando uma nova atitude diante das possibilidades de explicar a sociedade humana”. Essas formas de conhecer a sociedade eram fundamentadas:


a) O homem não deveria questionar sobre a sua realidade social, suas mazelas, visto que era a natureza das coisas, somente.

b) A irracionalidade e a busca do pensamento religioso explicaria a realidade.
c) A desigualdade social seria apenas fruto da vontade divina.
d) a experimentação e a observação, como fundamentos para compreender as leis da natureza e da sociedade.
e) O universo teria que se visto apenas de um ponto de vista, apoiado na racionalidade.

03. Selecione as afirmativas que indicam o contexto histórico, social e filosófico que possibilitou a gênese da sociologia.


I. A sociologia é um produto das revoluções francesa e industrial e foi uma resposta as novas situações colocadas por estas revoluções.

II. O pensamento filosófico dos séculos XVII e XVIII contribuiu para popularizar os avanços científicos, sendo a teologia a forma norteadora desse pensamento.

III. A formação de uma sociedade, que se industrializava e urbanizava em ritmo crescente, propiciou o fortalecimento da servidão e da família patriarcal.

Assinale a alternativa CORRETA.

a) apenas I, II
b) todas I, II e III
c) apenas II e III
d) apenas I
e) apenas I e III

04. (UFUB) Sobre o surgimento da Sociologia, podemos AFIRMAR que:


I. A consolidação do sistema capitalista na Europa no século XIX forneceu os elementos que serviram de base para o surgimento da sociologia como ciência particular.


II. O homem passou ser a visto, do ponto de vista sociológico, a partir de sua inserção na sociedade e nos grupos sociais que a constituem.

III. Aquilo que a sociologia estuda constitui-se historicamente como o conjunto de relacionamentos que os homens estabelecem entre si na vida em sociedade.

IV. Interessa para a sociologia não os indivíduos isolados, mas inter-relacionados com os diferentes grupos sociais dos quais fazem parte, como a escola, a família, as classes sociais etc.

a) II e III estão corretas.

b) Todas as afirmativas estão corretas.
c) I e IV estão corretas.
d) I, III e IV estão corretas.
e) II, III e IV estão corretas.

05. Assinale a alternativa CORRETA.

O surgimento da sociologia foi propiciado pela necessidade de:

a) Manter a interpretação mágica da realidade, como patrimônio de um restrito círculo sacerdotal.

b) Manter uma estrutura de pensamento mítica para a aplicação do mundo.
c) Condicionar o indivíduo, através dos rituais, a agir e pensar conforme os ensinamentos transmitidos pelos deuses.
d) Considerar os fenômenos sociais como propriedade exclusiva de forças transcendentais.
e) Observar, medir e comprovar as regras que tornassem possível, através da razão, prever e controlar os fenômenos sociais.

06. Sabemos que o objetivo das ciências sociais está estreitamente ligado a:


a) Obtenção de respostas sobre a origem, a conjuntura, análise e perspectivas da organização social.

b) Estudar somente sobre o estudo dos homens na sociedade.
c) Analisar o que a humanidade pensa sobre a sociedade que vivemos.
d) Criticar os regimes políticos não democráticos.
e) Entender que a Sociedade é algo homogêneo, ou seja, igualitário.

07. O teórico que formulou os primeiros conceitos da Sociologia foi:


a) Karl Marx.

b) Immanuel Kant.
c) Émile Durkheim.
d) René Descartes.
e) Thomas Morus.

08.(UEL) A Sociologia é uma ciência moderna que surge e se desenvolve juntamente com o avanço do capitalismo. Nesse sentido, reflete suas principais transformações e procura desvendar os dilemas sociais por ele produzidos. Sobre a emergência da sociologia, considere as afirmativas a seguir:


I. A Sociologia tem como principal referência a explicação teológica sobre os problemas sociais decorrentes da industrialização, tais como a pobreza, a desigualdade social e a concentração populacional nos centros urbanos.


II. A Sociologia é produto da Revolução Industrial, sendo chamada de “ciência da crise”, por refletir sobre a transformação de formas tradicionais de existência social e as mudanças decorrentes da urbanização e da industrialização.


III. A emergência da Sociologia só pode ser compreendida se for observada sua correspondência com o cientificismo europeu e com a crença no poder da razão e da observação, enquanto recursos de produção do conhecimento.


IV. A Sociologia surge como uma tentativa de romper com as técnicas e métodos das ciências naturais, na análise dos problemas sociais decorrentes das reminiscências do modo de produção feudal.


Estão CORRETAS apenas as afirmativas:


a) I e III.

b) II e III.
c) II e IV.
d) I, II e IV.
e) I, III e IV.

09. (UFUB) Assinale a alternativa CORRETA:

O surgimento da Sociologia foi propiciado pela necessidade de:


a) Manter a interpretação mágica da realidade como patrimônio de um restrito círculo sacerdotal.

b) Manter uma estrutura de pensamento mítica para a explicação do mundo.
c) Condicionar o indivíduo, através dos rituais, a agir e pensar conforme os ensinamentos transmitidos pelos deuses.
d) Considerar os fenômenos sociais como propriedade exclusiva de forças transcendentais.
e) Observar, medir e comprovar as regras que tornassem possível, através da razão, prever os fenômenos sociais.

Pensamentos

"Conhece a ti mesmo." Sócrates --"A linguagem é a morada do Ser." Heráclito -- "O homem é a medida de todas as coisas." Protágoras -- " Penso, logo existo. " René Descartes -- " O Mundo é minha representação sobre ele. " Artur Schopenhauer -- " Ai ai, o tempo dos pensadores parece ter passado! " Soren Kierkaard -- "Sobre aquilo que não pode ser dito deve se calar.” Ludwig Wittgenstein -- "O Ser é um horizonte de possibilidades." Martin Heidegger -- "A essência precede a existência." Jean Paul Sartre -- " A esperança floresce senão sobre o solo do desespero. " Gabriel Marcel "A razão e a sabedori falam. O Erro e a ignorância gritam." Sto. Agostinho "A melhor lição é o exemplo." Sto. Agostinho