terça-feira, 28 de dezembro de 2010

É NECESSÁRIO FORTALECER E PROMOVER A FILOSOFIA NO BRASIL, DIZ UNESCO

É necessário fortalecer e promover a Filosofia no Brasil

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) declara que é necessário fortalecer e promover a Filosofia no Brasil. De acordo com a UNESCO é por meio da Filosofia, que a população brasileira poderá aprender sobre os fundamentos conceituais dos princípios e dos valores da paz mundial, que são:

* Democracia

* Direitos humanos

* Justiça

* Igualdade

Os projetos nesta área são recentes e relativamente poucos na carteira do setor de Ciências Humanas e Sociais da Representação da UNESCO no Brasil. No entanto, desempenham papel inovador e transformador na sociedade, pois incentivam a reflexão sobre questões centrais ao desenvolvimento social baseado em princípios que valorizam e protegem o ser humano e sua dignidade.


No Brasil, como parte de suas funções de conscientização, o Setor de Ciências Humanas e Sociais da UNESCO utiliza-se de eventos públicos para mobilizar pessoas. Sendo assim, o setor, juntamente com sua parceira, a Associação Palas Athena, organizam anualmente eventos de comemoração do Dia Mundial da Filosofia desde sua criação, em 2002, a cada terceira quinta-feira do mês de novembro. O objetivo dessa celebração é promover a reflexão filosófica e dar visibilidade à filosofia em todas as regiões do mundo, especialmente nos países onde a filosofia não é formalmente ensinada como parte do currículo escolar.

© UNESCO/Nelson Muchagata
Criança desfavorecida no Brasil (foto)



Pensamentos

"Conhece a ti mesmo." Sócrates --"A linguagem é a morada do Ser." Heráclito -- "O homem é a medida de todas as coisas." Protágoras -- " Penso, logo existo. " René Descartes -- " O Mundo é minha representação sobre ele. " Artur Schopenhauer -- " Ai ai, o tempo dos pensadores parece ter passado! " Soren Kierkaard -- "Sobre aquilo que não pode ser dito deve se calar.” Ludwig Wittgenstein -- "O Ser é um horizonte de possibilidades." Martin Heidegger -- "A essência precede a existência." Jean Paul Sartre -- " A esperança floresce senão sobre o solo do desespero. " Gabriel Marcel "A razão e a sabedori falam. O Erro e a ignorância gritam." Sto. Agostinho "A melhor lição é o exemplo." Sto. Agostinho