segunda-feira, 27 de setembro de 2010

COLÉGIO MAGNUM
UNIDADE CIDADE NOVA - BELO HORIZONTE - MG.
DISCIPLINA: FILOSOFIA
9° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

ASSUNTO: O CONHECIMENTO

1. Indique, nas frases abaixo, se o conhecimento apresentado resulta da razão (R) ou intuição (I).

a) Conhecimento mediato. ( )

b) Exige conceitos. ( )

c) Pensamento presente ao espírito. ( )

d) Opera-se por etapas. ( )

e) Exige comprovação. ( )

f) Visão súbita. ( )

g) Exige julgamentos. ( )

h) Usa a linguagem. ( )

Leia atentamente o trecho abaixo:

“Eram cinco cegos que não conheciam o elefante e, um dia, foram apresentados a ele. Um dos cegos apalpou as patas e concluiu: o animal se assemelha a grossas colunas. Outro tomou a tromba e pensou ser ele semelhante a uma cobra, sinuoso e flexível. O terceiro, pegando a cauda, imaginou o elefante, como um chicote fino e com fios na extremidade. Já o quarto, tateando as presas, imaginou-o como um bastão maciço. O último cego, ao apalpar as orelhas do animal, ponderou que ele mais parecia um leque maleável.”

2. Observando o texto acima, responda ao que se pede.

O conhecimento envolve dois momentos: a experiência e a razão. A ligação contínua entre esses dois elementos é que provoca o verdadeiro conhecimento que temos das coisas, do mundo e de nós mesmos.

a) Retire do texto uma frase que demonstre um momento em que ocorre o conhecimento empírico.

b) Em algum momento do texto a razão se manifesta? Justifique sua resposta.

c) Podemos afirmar que os cegos tiveram uma “ilusão da realidade”. Em que sentido essa afirmativa justifica a crítica dos racionalistas aos empiristas?

Pensamentos

"Conhece a ti mesmo." Sócrates --"A linguagem é a morada do Ser." Heráclito -- "O homem é a medida de todas as coisas." Protágoras -- " Penso, logo existo. " René Descartes -- " O Mundo é minha representação sobre ele. " Artur Schopenhauer -- " Ai ai, o tempo dos pensadores parece ter passado! " Soren Kierkaard -- "Sobre aquilo que não pode ser dito deve se calar.” Ludwig Wittgenstein -- "O Ser é um horizonte de possibilidades." Martin Heidegger -- "A essência precede a existência." Jean Paul Sartre -- " A esperança floresce senão sobre o solo do desespero. " Gabriel Marcel "A razão e a sabedori falam. O Erro e a ignorância gritam." Sto. Agostinho "A melhor lição é o exemplo." Sto. Agostinho