sábado, 4 de setembro de 2010

COERÇÃO ELEITORAL

As disputas políticas têm tirado a paz interior de vários cidadãos de Belo Horizonte. Candidatos fazem suas campanhas sem o mínimo de respeito com os cidadãos, militantes saem poluindo toda a cidade, são conhecidos como "sujões". Jingles repetitivos são amplificados pelos carros de som, cartazes pregados em muros e postes em várias ruas, avenidas de bairros, principalmente aqueles distantes do centro e zona sul. Em matéria publicada no dia 13 de julho, o jornal Estado de Minas chama a atenção para a sujeira da capital e afirma: "Os políticos que mais espalharam sujeiras até o momento foram candidatos a deputado federal, o deputado Miguel Corrêa do PT e o vereador Luiz Tibé do PT do B (foto), que já é um sujão conhecido." Muitos eleitores, digo analfabetos políticos - aqueles eleitores, que apenas votam por votar, não percebem que a atividade política tem a ver com o preço do arroz, da carne, do ônibus, segundo Bertold Brecht - escolhem os candidatos pela animação que o jingle da campanha faz, pela alegria estampada no rosto dos candidatos nos cartazes, essa coerção midiática é muito triste.

Acredito que eleição é o momento sublime de participação dos cidadãos, de transformação de um país, entrando em outro assunto, deveriam proibir campanhas políticas como as do candidato a Deputado Federal do PR Tiririca, "Pior do que está não fica, vote no Tiririca", que ridicularizam a política e desmoralizam toda a nação. Esses dias um aluno me parou no corredor do colégio e mostrou o vídeo no celular dele, em outro colégio uma aluna tinha o mesmo vídeo no Ipod, ambos comentaram comigo que não acreditavam no que diz respeito à política no Brasil.

Eu como professor de Filosofia, tenho dever de formar os futuros cidadãos, fico decepcionado com tudo isso. Há algum critério para se escolher um candidato? Há sim, abaixo segue algumas dicas:

QUER ESCOLHER UM BOM CANDIDATO?

1. COMEÇE A OBSERVAR  SUA CAMPANHA POLÍTICA - SE FOR POLUIDORA, SAIBA QUE ESSE É UM CANDIDATO SUJO!

2. PESQUISE SOBRE SUAS AÇÕES NO PASSADO, PESQUISE NO GOOGLE, POR EXEMPLO VÁ AO SITE FICHA LIMPA E CONFIRA SE ESTÁ CADASTRADO http://www.fichalimpa.org.br/ 

3. VOTE CONSCIENTE E COM SEGURANÇA.

Pense nisso!!!

Pensamentos

"Conhece a ti mesmo." Sócrates --"A linguagem é a morada do Ser." Heráclito -- "O homem é a medida de todas as coisas." Protágoras -- " Penso, logo existo. " René Descartes -- " O Mundo é minha representação sobre ele. " Artur Schopenhauer -- " Ai ai, o tempo dos pensadores parece ter passado! " Soren Kierkaard -- "Sobre aquilo que não pode ser dito deve se calar.” Ludwig Wittgenstein -- "O Ser é um horizonte de possibilidades." Martin Heidegger -- "A essência precede a existência." Jean Paul Sartre -- " A esperança floresce senão sobre o solo do desespero. " Gabriel Marcel "A razão e a sabedori falam. O Erro e a ignorância gritam." Sto. Agostinho "A melhor lição é o exemplo." Sto. Agostinho