terça-feira, 10 de agosto de 2010

TRABALHO DE FILOSOFIA - 1ª SÉRIE EM - COLÉGIO MAGNUM

COLÉGIO MAGNUM AGOSTINIANO
UNIDADE CIDADE NOVA - BELO HORIZONTE - MG
DISCIPLINA: FILOSOFIA/SOCIOLOGIA
PROF. LEONARDO OLIVEIRA DE VASCONCELOS
1ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO
ATIVIDADE: TRABALHO DE FILOSOFIA/SOCIOLOGIA


ROTEIRO DE TRABALHO:


Tema: ÉTICA E POLÍTICA E O SURGIMENTO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS.

I - Justificativa: Conscientizar os alunos para as questões ético-político-econômico-social, através dos problemas éticos/morais levantados por Aristóteles, desde a Antiguidade e pelas Ciências Sociais nos dias de hoje.

II - Objetivo: Refletir teoricamente sobre a Ética e a Política em Aristóteles, a importância do seu pensamento para o cidadão e para a polis da Antiguidade grega e para os nossos dias, refletir acerca dos problemas levantados pelas Ciências Sociais, Fatos Sociais, As Instituições.

III - Desenvolvimento: O trabalho deverá ser respondido com base nos textos distribuídos em sala de aula, e os que se encontram no Magnum Sol (http://sol.magnum.com.br/magnumsol)

IV - Critérios para a avaliação: Serão observados os seguintes itens - coerência, coesão e pertinência dos argumentos, respostas completas construindo um texto (com INÍCIO, MEIO e CONCLUSÃO), bem estruturadas e elaboradas, de acordo com o texto ou o conteúdo estudado, uso das normas da língua culta, pontualidade na entrega, referências bibliográficas pesquisadas (fonte) e apresentação estética – o trabalho deverá ser digitado e entregue impresso.


RESPONDA ÀS QUESTÕES ABAIXO:

QUESTÃO 01 – Com base em nossas discussões em sala de aula, REDIJA um texto, explicando a de que se ocupam as Ciências Sociais, quais são as suas partes e qual é o objeto de estudo.

QUESTÃO 02 – Com base em nossas discussões em sala de aula, REDIJA um texto, explicando o que é Fato Social e a coercitividade dos fatos sociais.

QUESTÃO 03 – Observe a charge e leia o texto a seguir:


                                                                    Animal político. Não alimente.

                                                                               LAERTE. Classificados. São Paulo: Devir, 2001. p. 25.

“É evidente, pois, que a cidade faz parte das coisas da natureza, que o homem é naturalmente um animal político, destinado a viver em sociedade, e que aquele que, por instinto, e não porque qualquer circunstância o inibe, deixa de fazer parte de uma cidade, é um ser vil ou superior ao homem [...].”

ARISTÓTELES. A política. Tradução de Nestor Silveira Chaves. Rio de Janeiro: Ediouro, 1997. p. 13.

Com base nas ideias da charge e em nossas discussões em sala de aula, REDIJA um texto, explicando ao que Aristóteles entende por Animal Político.

Pensamentos

"Conhece a ti mesmo." Sócrates --"A linguagem é a morada do Ser." Heráclito -- "O homem é a medida de todas as coisas." Protágoras -- " Penso, logo existo. " René Descartes -- " O Mundo é minha representação sobre ele. " Artur Schopenhauer -- " Ai ai, o tempo dos pensadores parece ter passado! " Soren Kierkaard -- "Sobre aquilo que não pode ser dito deve se calar.” Ludwig Wittgenstein -- "O Ser é um horizonte de possibilidades." Martin Heidegger -- "A essência precede a existência." Jean Paul Sartre -- " A esperança floresce senão sobre o solo do desespero. " Gabriel Marcel "A razão e a sabedori falam. O Erro e a ignorância gritam." Sto. Agostinho "A melhor lição é o exemplo." Sto. Agostinho