quarta-feira, 21 de abril de 2010

DEVER DE CASA 1ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO

Prezados alunos,

o Colégio Magnum Agostiniano colocou à nossa disposição uma das melhores ferramentas educacionais mundial: o programa MOODLE - MAGNUM SOL (Serviços On Line). Não podemos deixar de destacar a sua praticidade ao armazenar dados, documentos e posts de vídeos, imagens dentre outros. O MAGNUM SOL é a nossa principal ferramenta de comunicação entre Professor e Aluno e não podemos ignorar isso. O BLOG PENSAR® é apenas uma ferramenta complementar, onde irei postar apenas minhas críticas filosóficas. Por fim, peço aos alunos que não estão conseguindo acessar o Magnum Sol, que entrem em contato com a TI ou procurem o Laboratório de Informática do Colégio, não esqueçam do login e a senha - deverão pegá-los com a Supervisora.


Atenciosamente,


Leonardo Oliveira de Vasconcelos

Professor de Filosofia e Sociologia do Ensino Médio

___________________________________________________________________________________



COLÉGIO MAGNUM AGOSTINIANO

CIDADE NOVA - BELO HORIZONTE - MG

DISCIPLINA: FILOSOFIA/SOCIOLOGIA - 1ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO

PROFESSOR: LEONARDO OLIVEIRA DE VASCONCELOS

ATIVIDADE: PARA CASA N° 1 (MÊS DE ABRIL)



QUESTÃO 01. A narrativa grega, apesar de fantasiosa, é impregnada de sabedoria e conhecimento das paixões humanas, dos probl emas existenciais e da necessidade de leis que possibilitem a vida em comum.


ANALISE o texto abaixo com respectiva ilustração e RESPONDA: ele ainda é válido para a nossa época?


Assim como os homens, o heroi Ulisses deve vencer as tentações que aparecem em seu caminho. A deusa Circe alerta-o:



“Primeiro, encontrarás as duas Sereias; elas fascinam todos os homens que se aproximam. Se alguém, por ignorância, se avizinha e escuta a voz das Sereias, adeus regresso! Não tornará a ver a esposa e os filhos inocentes sentados na campina, em meio a montões de ossos de corpos em decomposição, cobertos de peles amarfanhadas” HOMERO. Odisseia.


Para fugir à tentação do canto das sereias, representadas pelos pássaros os tripulantes estão com os ouvidos tapados com cera, e Ulisses está amarrado ao mastro da galé. Pintura de vaso grego.



A) Como você imagina um grande filósofo atual? Qual seria sua maneira de agir, de se vestir e como seria sua vida social? EXPLIQUE.



B) Pense e reflita a seguinte indagação: O ateísmo é necessário para a liberdade do filosofar? (Pesquisar a vida de alguns filósofos pode ajudá-lo na elaboração da resposta).



QUESTÃO 02. Leia atentamente o texto e responda ao que se pede:



“Qual é a coisa mais importante da vida? Se fazemos essa pergunta a uma pessoa de um país assolado pela fome, a resposta será: a comida. Se fazemos a mesma pergunta a quem está morrendo de frio, então a resposta será: o calor. E quando perguntamos a alguém que se sente sozinho e isolado, então, certamente, a resposta será: a companhia de outras pessoas.


Mas, uma vez satisfeitas todas essas necessidades, será que ainda resta alguma coisa de que todo mundo precise? Os filósofos acham que sim. Eles acham que o ser humano não vive apenas de pão.


É claro que todo mundo precisa de comida, de amor e de cuidado. Mas ainda há uma coisa de que todos nós precisamos. Nós temos a necessidade de descobrir quem somos e por que vivemos.


(...) Embora as questões filosóficas digam respeito a todas as pessoas, nem todas se tornam filósofos. Por diferentes motivos, a maioria delas é tão absorvida pelo cotidiano que a admiração pela vida acaba sendo completamente reprimida. Um filósofo nunca é capaz de se habituar completamente com este mundo. Para ele, o mundo continua a ter algo de incompreensível, algo até de enigmático, de secreto, embora a maioria das pessoas vivencie o mundo como uma coisa absolutamente normal. Isso quer dizer que ele sempre vê as coisas com espanto, a admiração ou a curiosidade, como se fosse a primeira vez.


(...) Em algum lugar, dentro de nós, alguma coisa nos diz que a vida é um grande enigma. E já experimentamos isto, muito antes de aprendermos a pensar.”

GAARDER, Jostein. O que é Filosofia. In O Mundo de Sofia. Companhia das Letras.




A) Cite coisas que são necessárias na vida das pessoas.


B) Qual é a opinião dos filósofos a respeito dessas necessidades?


C) “Embora as questões filosóficas digam respeito a todas as pessoas, nem todas se tornam filósofos.” Que característica, em relação à forma de ver o mundo, distingue o filósofo e os não-filósofos?


D) “A maior virtude do filósofo é admirar-se”. O que quer dizer admirar-se?




QUESTÃO 03. Leia o trecho abaixo e responda:



“A maravilha sempre foi, antes como agora, a causa pela qual os homens começaram a filosofar: a princípio, surpreendiam-se com as dificuldades mais comuns; depois, avançando passo a passo, tentavam explicar fenômenos maiores, como, por exemplo, as fases da lua, o curso do sol e dos astros e, finalmente, a formação do universo. Procurar uma explicação e a admirar-se é reconhecer-se ignorante. Por isso, pode-se dizer que sob um certo aspecto o filósofo é também amante do mito: uma vez que o mito se compõe de maravilhas.”


ARISTÓTELES. Metafísica. Livro I, 1.



A maravilha é a consciência de não compreender, ou consciência dos problemas: o mito e a filosofia são respostas profundamente diferentes à fértil curiosidade grega.



A) Como, então, o grande Aristóteles afirma que o “filósofo é também amante do mito”?


B) Segundo Aristóteles, o problema mais importante para o homem refere-se à formação do universo. Por quê?


C) Qual é a diferença entre saber-se ignorante e ser simplesmente ignorante?

Pensamentos

"Conhece a ti mesmo." Sócrates --"A linguagem é a morada do Ser." Heráclito -- "O homem é a medida de todas as coisas." Protágoras -- " Penso, logo existo. " René Descartes -- " O Mundo é minha representação sobre ele. " Artur Schopenhauer -- " Ai ai, o tempo dos pensadores parece ter passado! " Soren Kierkaard -- "Sobre aquilo que não pode ser dito deve se calar.” Ludwig Wittgenstein -- "O Ser é um horizonte de possibilidades." Martin Heidegger -- "A essência precede a existência." Jean Paul Sartre -- " A esperança floresce senão sobre o solo do desespero. " Gabriel Marcel "A razão e a sabedori falam. O Erro e a ignorância gritam." Sto. Agostinho "A melhor lição é o exemplo." Sto. Agostinho