segunda-feira, 16 de novembro de 2009

COLÉGIO MAGNUM AGOSTINIANO
CIDADE NOVA - BELO HORIZONTE
DISCIPLINA: FILOSOFIA
PROFESSOR: LEONARDO O. DE VASCONCELOS
TURMA: 2ª SÉRIE (ENSINO MÉDIO)
ATIVIDADE: PARA CASA - 3ª ETAPA
DATA DE ENTREGA: PRÓXIMA AULA
OBS.: FAZER EM FOLHA SEPARADA, COM PERGUNTAS E RESPOSTAS
PARA ENTREGAR.

RESPONDA ÀS QUESTÕES ABAIXO:

QUESTÃO 01
Leia atentamente o trecho abaixo:
Quando nascemos, nossa mente é como um papel em branco, completamente desprovido de idéias. Nada vem à mente sem antes ter passado pelos nossos sentidos.
John Locke (1632 -1704) Filósofo empirista
EXPLIQUE o que é Empirismo.

QUESTÃO 02

Leia o trecho abaixo:
A experiência sensorial é uma fonte de erros e confusões, pois podem nos fornecer ilusões da realidade. Somente a razão humana, trabalhando com os princípios lógicos, pode atingir o conhecimento verdadeiro, capaz de ser universalmente aceito.
René Descartes (1596 -1650) Filósofo racionalista

EXPLIQUE o que é Racionalismo.

QUESTÃO 03
Jean-Jacques Rousseau em uma passagem do Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens, afirma o seguinte:
“O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, atreveu-se a dizer: ‘Isto é meu’, e encontrou pessoas simples o suficiente para acreditar nele, foi o verdadeiro fundador da sociedade civil. Quantos ciúmes, crimes, guerras, assassínios, quantas misérias e horrores não teria poupado ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas ou enchendo o fosso, houvesse gritado aos seus semelhantes: ‘Evitai ouvir este impostor. Estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não é de ninguém!’. Porém, ao que tudo indica, então as coisas já haviam chegado ao ponto de não mais poder permanecer como eram, pois essa idéia de propriedade, dependente de muitas idéias anteriores que só puderam nascer sucessivamente, não se formou de uma só vez no espírito humano. Foi necessário fazer-se muitos progressos, adquirir-se muito engenho e luzes, transmiti-los e aumentá-los de século em século, antes de se chegar a esse derradeiro limite do estado de natureza.”
Com base no texto responda:
Conforme Rousseau, EXPLIQUE qual é a origem das desigualdades entre os homens?


QUESTÃO 04
Por que o homem em estado de natureza é um “bom selvagem” para Rousseau?

QUESTÃO 05
EXPLIQUE o que é a vontade geral, para Rousseau?

QUESTÃO 06
"O homem é lobo do homem", EXPLIQUE a concepção de estado natural em Hobbes.

Pensamentos

"Conhece a ti mesmo." Sócrates --"A linguagem é a morada do Ser." Heráclito -- "O homem é a medida de todas as coisas." Protágoras -- " Penso, logo existo. " René Descartes -- " O Mundo é minha representação sobre ele. " Artur Schopenhauer -- " Ai ai, o tempo dos pensadores parece ter passado! " Soren Kierkaard -- "Sobre aquilo que não pode ser dito deve se calar.” Ludwig Wittgenstein -- "O Ser é um horizonte de possibilidades." Martin Heidegger -- "A essência precede a existência." Jean Paul Sartre -- " A esperança floresce senão sobre o solo do desespero. " Gabriel Marcel "A razão e a sabedori falam. O Erro e a ignorância gritam." Sto. Agostinho "A melhor lição é o exemplo." Sto. Agostinho