quarta-feira, 28 de outubro de 2009

1ª SÉRIES_PARA CASA

COLÉGIO MAGNUM AGOSTINIANO
BELO HORIZONTE - MG
DISCIPLINA: FILOSOFIA
PROF.: LEONARDO OLIVEIRA DE VASCONCELOS
ATIVIDADE: PARA CASA
TURMAS: 1ª SÉRIES - ENSINO MÉDIO (TURMAS: 1ª A, 1ªD, 1ªE e 1ªF)
DATA DE ENTREGA: PRÓXIMA AULA 03/11/2009.
OBS.: FAZER O PARA CASA EM FOLHA SEPARADA E PARA ENTREGA



Leia o texto abaixo e faça o que se pede:

Segundo a Filosofia, “escolhemos o mal porque pensamos que era um bem, por ignorância”. Em Espinosa, essa má escolha tira nossa força, enfraquece-nos, elimina nossa vontade e se torna vício. No vício, o objeto do desejo se apodera do sujeito e passa a governá-lo. A única forma de eliminar o vício é sentir outro desejo e correr novos riscos, uma vez que o novo desejo pode ser alegre ou triste. Viver é imprevisível.
A vida ética depende da qualidade da nossa vontade e da disciplina para forçá-la rumo ao bem. Como escreve Epicuro:

“Chamamos ao prazer princípio e fim da vida feliz. Com efeito, sabemos que é o primeiro bem, o bem inato, e que dele derivamos toda escolha ou recusa e chegamos a ele valorizando todo bem, com critério do efeito que nos causa.
E como o prazer é o primeiro e inato bem, é igualmente por esse motivo que não escolhemos qualquer prazer; antes, pomos de lado muitos prazeres quando, como resultado deles, sofremos maiores pesares; e igualmente preferimos muitas dores aos prazeres quando, depois de longamente havermos suportado as dores, gozamos de prazeres maiores.
Por conseguinte, cada um dos prazeres possui por natureza um bem próprio, mas não se deve escolher cada um deles do mesmo modo, assim como cada dor é um mal, mas nem sempre se deve evitá-las. Convém, então, valorizar todas as coisas de acordo com a medida e o critério dos benefícios e dos prejuízos, pois que, segundo as ocasiões, o bem nos produz o mal e o mal nos produz o bem.”

EPICURO. Carta sobre a felicidade.

QUESTÃO 01
Com base em nossos estudos e no texto, REDIJA um texto, explicando qual o critério sugerido por Epicuro para avaliação do bem.

QUESTÃO 02

Com base nas nossas discussões em sala de aula, EXPLIQUE em que situação referida no texto de Epicuro,

a) o mal nos produz um bem.
b) o bem nos produz um mal.


QUESTÃO 03

Com base nas nossas discussões em sala de aula, EXPLIQUE o que Epicuro etende por Felicidade. Explique também os grupos de prazeres que Epicuro classifica.

"Tempora mutantur et nos in illis"

Leonardo Oliveira de Vasconcelos

Pensamentos

"Conhece a ti mesmo." Sócrates --"A linguagem é a morada do Ser." Heráclito -- "O homem é a medida de todas as coisas." Protágoras -- " Penso, logo existo. " René Descartes -- " O Mundo é minha representação sobre ele. " Artur Schopenhauer -- " Ai ai, o tempo dos pensadores parece ter passado! " Soren Kierkaard -- "Sobre aquilo que não pode ser dito deve se calar.” Ludwig Wittgenstein -- "O Ser é um horizonte de possibilidades." Martin Heidegger -- "A essência precede a existência." Jean Paul Sartre -- " A esperança floresce senão sobre o solo do desespero. " Gabriel Marcel "A razão e a sabedori falam. O Erro e a ignorância gritam." Sto. Agostinho "A melhor lição é o exemplo." Sto. Agostinho