segunda-feira, 29 de junho de 2009

II OLIMPÍADA DE FILOSOFIA DO RS


A II OLIMPÍADA DE FILOSOFIA DO RS (http://www.olimpiadadefilosofia.org/) é um evento educacional incentivado e assessorado pela Associação de Cursos de Filosofia do Sul do Brasil (Fórum Sul de Filosofia) e pelos cursos de Filosofia do RS. A iniciativa consiste na realização de atividades didáticas em torno de um tema geral proposto, referente ao qual as atividades relacionadas com o ensino de filosofia serão desenvolvidas em cada instituição de ensino. Essas atividades são chamadas pré-olímpicas e culminarão em atividades olímpicas regionais no dia 26 de setembro de 2009 e em atividades olímpicas estaduais em 24 de outubro de 2009.

2. PÚBLICO-ALVO
Alunos e alunas do Ensino Médio.

3.TEMA
O tema geral proposto para a II Olimpíada de Filosofia do Rio Grande do Sul:
“A humanidade tem fome de quê?
O que de fato precisamos para viver...”

4. OBJETIVOS
· Subsidiar uma efetiva contribuição da Filosofia à formação dos participantes;

· Fomentar o espírito crítico e dialógico entre os alunos;

· Desenvolver nos jovens cidadãos o aprimoramento das habilidades de ler e escrever textos filosóficos;

· Promover a interação entre alunos e professores participantes.

5. ATIVIDADES
Atividades preparatórias – PRÉ-OLIMPÍADAS
Realizar-se-ão em todo o Estado do Rio Grande do Sul (em cada região ou pólo de referência) atividades curriculares e extracurriculares protagonizadas pelos estudantes e seus professores sobre a temática da olimpíada. Incluem-se aí oficinas de discussão e produção textual, teatro, poesia, desenhos, vídeos, exposições, música, canto, etc.

As MODALIDADES de produção podem ser assim detalhadas:
· Debates e produção textual: realização de debate/diálogo filosófico, em forma de comunidade de investigação ou outros processos que promovam a solidariedade investigativa, sobre tema, problema e/ou texto preestabelecido. Produção de texto individual ou coletivo com base na atividade precedente.
· Elaboração e apresentação de obra artística com incidência sobre o tema preestabelecido: os trabalhos expostos seriam a base para a realização de debate/diálogo filosófico em forma de comunidade de investigação ou outros processos que promovam a solidariedade investigativa.

6. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Para a seleção dos trabalhos às Atividades Pré-Olímpicas Regionais (26 de setemboro/2009) e à II Olimpíada de Filosofia do Rio Grande do Sul (24 de oututbro de 2009), é sugerida a seguinte estrutura de avaliação:Quanto à modalidade 1 (debates e produção textual), serão avaliados: a capacidade de dar exemplos; a pertinência do desenvolvimento do tema em relação ao problema apresentado; a capacidade de síntese, de análise, de relacionar e comparar; a criatividade; a coerência interna do discurso, não só do individual, mas também do que circula e se constrói no seio do grupo; a construção e formulação de problemas e conceitos filosóficos. Quanto à modalidade 2 (elaboração e apresentação de obra artística com incidência sobre o tema preestabelecido), serão avaliados: além de todos os itens acima listados, sera considerada a potencialidade de cada obra apresentada em estimular o debate coletivo, bem como sua criatividade estética na medida em que tenha incidência sobre a produção de conceitos e problemas
No trabalho seletivo, em cada escola ou turma, sugere-se, ainda, considerar as seguintes perguntas orientadoras: qual trabalho apresentado melhor representa o grupo? Ou: qual trabalho apresentado mais estimulou e/ou representou o trabalho de investigação coletiva?

7. CRONOGRAMA
Atividades Pré-Olímpicas Regionais – 2009
· Agosto/Setembro: adesões às atividades pré-olímpicas regionais, nas escolas, de projetos que abranjam o ensino de Filosofia no contexto da temática estabelecida, considerando-se os seus subtemas e modalidades. Intercâmbio de idéias e projetos.
· Início de setembro: desenvolvimento e seleção de trabalhos, nas escolas, para participação na atividade regional (região/pólo), que será realizado nas dependências da Uri-campus de Frederico Westphalen.
· Dia 26 de setembro: Os alunos ou grupos selecionados em cada escola apresentarão seus trabalhos no encontro da região/pólo.

II Olimpíada de Filosofia do Rio Grande do Sul – 2009
É o encontro final, com os participantes das atividades pré-olímpicas realizadas em todo o Estado, a ser realizado no dia 24 de outubro na PUC/ Porto Alegre. As atividades (modalidades de produção) a serem realizadas nesse encontro não se diferenciariam das propostas na etapa pré-olímpica.

8. PREMIAÇÃO
Os trabalhos selecionados nas atividades regionais, poderão participar das Olimpíadas Estaduais em 24 de Outubro. Serão premiados com livros de filosofia e publicação de seus trabalhos no site oficial da olimpíada.

9. MAIS INFORMAÇÕES
Entre em contato comigo através do e-mail: leovasconcelos@ufmg.br ou através do e-mail contato@olimpiadadefilosofia.org, a inscrição é GRATUÍTA.



Pensamentos

"Conhece a ti mesmo." Sócrates --"A linguagem é a morada do Ser." Heráclito -- "O homem é a medida de todas as coisas." Protágoras -- " Penso, logo existo. " René Descartes -- " O Mundo é minha representação sobre ele. " Artur Schopenhauer -- " Ai ai, o tempo dos pensadores parece ter passado! " Soren Kierkaard -- "Sobre aquilo que não pode ser dito deve se calar.” Ludwig Wittgenstein -- "O Ser é um horizonte de possibilidades." Martin Heidegger -- "A essência precede a existência." Jean Paul Sartre -- " A esperança floresce senão sobre o solo do desespero. " Gabriel Marcel "A razão e a sabedori falam. O Erro e a ignorância gritam." Sto. Agostinho "A melhor lição é o exemplo." Sto. Agostinho