terça-feira, 28 de abril de 2009

NOS RESTA O FUTURO

Nos resta o futuro

Somos adultos. Vivemos em um mundo cheio de violência. Todos sabem. São infinitas notícias de guerras, crimes, assaltos, pobreza, acidentes de trânsito e corrupção. A mídia nos mostra, claro que às vezes exageradamente, pois muitas coisas boas ainda acontecem, mas é a realidade. Ou será que a mídia apenas mostra notícias de violência por que dá audiência? Será? Gostamos mesmo de acordar e dormir todos os dias vendo tristezas no mundo? Isso nos são apresentados como se fosse um modo de nos dizer: Olha o que a maioria de vocês estão fazendo com o nosso mundo. Vocês não vão mudar?

Não. Infelizmente não.


Educação. Educação engloba os processos de ensinar e aprender, de ajuste e adaptação. (Wikipedia)


Crescemos adaptados à vida que temos hoje. Se você não gosta do seu trabalho, mas não consegue mudar de ramo, é porque você foi educado a não ter coragem. Se você está bêbado e dirige, é porque você foi educado a ser um mau motorista. Se você é o responsável pelo setor financeiro e desvia dinheiro, é porque você foi educado a ser desonesto. Se você assalta para conseguir dinheiro para usar drogas é porque você foi educado a ser escravo das pessoas que foram educadas a serem desonestas que lhe vendem as drogas. Os piores traficantes não usam drogas, se virarem escravos da droga consumirão rapidamente até morrer. Não. Eles querem que vocês virem escravos deles. E isso é desonestidade.


Todos já vimos esse comentário: ‘A vida me educou. Se sou uma pessoa má é porque meus sofrimentos me tornaram assim.’ Por acaso vocês acreditam nessa desculpa?

Pois acredite. Essa desculpa é válida.


Parem e pensem o quanto é difícil para uma pessoa que não foi educada, que não teve os ensinamentos de como viver uma vida saudável, que cresceu presenciando seus pais, amigos e familiares cometendo os erros que citei acima. É quase impossível se tornar uma boa pessoa. Leve um animal selvagem para dentro de casa e tente cuidá-lo. Então quer dizer que somos animais? Sim, somos. O que nos diferencia dos outros animais é o nosso cérebro. O mais fantástico órgão humano. Se não desenvolvermos o nosso cérebro a fazer o bem, a fazer as escolhas certas, seremos apenas animais, e não ser humanos.


Educação. Escolhas certas. Os principais itens para vivermos. O presente já era. Nos resta o futuro. Podemos mudar hoje? Talvez sim, talvez não, mas podemos mudar o futuro. Então nós podemos mudar o mundo?


Não. As crianças podem.


Podemos ensinar um mau motorista a ser um bom motorista? Talvez sim, mas é provável que não. Podemos ensinar um criminoso a não cometer outro crime? Talvez sim, mas é provável que não. Podemos ensinar as crianças a fazerem o bem? Não. Podemos ensinar as crianças a escolherem o bem? Sim.

Muitas vezes, ou melhor, a maioria das vezes não notamos, mas nossa vida é feita somente de escolhas. Vamos a uma festa, ou ficamos em casa vendo filme. Vamos escutar Rock, ou vamos escutar Dance? Luto pelo meu sonho, ou deixo acontecer? Ajudo ou fico quieto? Mudo ou não mudo? Faço o bem ou faço o mal?


O nosso mundo é o que é. Temos que tentar tirar o melhor proveito das coisas boas que ainda existem, e uma delas são as nossas crianças. A nossa geração já cresceu, está caminhando pelos caminhos que criaram. Podemos mudar os caminhos? Talvez sim, mas é provável que não. Quando a nossa geração acabar, virão a geração das crianças. É aí que está o problema, ou a solução.


Temos que adaptar, educar, ensinar as crianças que a vida é feita de escolhas. Que todas as escolhas, todas, geram uma reação. É a lei da natureza. É a lei da vida. Quanto mais forte você der um soco na parede, mais forte a parede vai bater na sua mão. Temos que ensinar as crianças que ela pode escolher dar um soco e doer a mão, ou passar a palma e sentir a textura. Temos que ensinar que ela pode ajudar uma pessoa e ser sua amiga, ou ignorá-la e ficar sozinha. Temos que ensinar que ela pode fazer o bem, e que ela é muito importante nas escolhas, pois todas fazendo o bem, o mundo inteiro fazendo o bem, o mundo inteiro será feliz. Temos que ensinar a ela que os sonhos são para serem conquistados. Ninguém sonha em fazer o mal. Temos que ensinar que os pensamentos ruins devem ser esquecidos o mais rápido possível, mas que os pensamentos bons são eternos. Lembrem-se da reação.


Mas a mídia não está somente adaptando as crianças às notícias tristes?


Talvez sim, mas não. Ninguém saberá as causas das maldades se não conhecê-las. Porém, conhecê-las é o contrário de vivê-las. Temos que mostrar sim que o mal existe, mas que podemos escolher qual caminho seguir. E que cada caminho vai nos levar ao nosso destino. Se quisermos cair no poço, basta se jogar.


Mas não é difícil passar um ensinamento que não tivemos para a geração que está vindo?


Sim, e muito. É impossível? Não, é claro. E também não é de uma hora pra outra. Mas muitos já estão mudando. E esses que mudaram se souberem, ou melhor, se escolherem passar adiante, principalmente, principalmente mesmo para as crianças, conseguirão mudar o futuro.


Podemos também aprender com as crianças?


Uma coisa é certa e se a ciência tentar explicar, não conseguirá: Por mais que nosso cérebro esteja adaptado a uma certa vida, a certas atitudes ou a certos pensamentos, ainda temos perfeitamente a capacidade de escolher. E a escolha de nosso futuro, do futuro de nossas crianças e de nosso mundo está sob nosso comando.


Por Micael C., 28 anos, solteiro, sem filhos. 30/01/2009.


Pensamentos

"Conhece a ti mesmo." Sócrates --"A linguagem é a morada do Ser." Heráclito -- "O homem é a medida de todas as coisas." Protágoras -- " Penso, logo existo. " René Descartes -- " O Mundo é minha representação sobre ele. " Artur Schopenhauer -- " Ai ai, o tempo dos pensadores parece ter passado! " Soren Kierkaard -- "Sobre aquilo que não pode ser dito deve se calar.” Ludwig Wittgenstein -- "O Ser é um horizonte de possibilidades." Martin Heidegger -- "A essência precede a existência." Jean Paul Sartre -- " A esperança floresce senão sobre o solo do desespero. " Gabriel Marcel "A razão e a sabedori falam. O Erro e a ignorância gritam." Sto. Agostinho "A melhor lição é o exemplo." Sto. Agostinho