quarta-feira, 11 de março de 2009

O que é uma Família Ideal?

Semana passada, pedi aos alunos da 8a Tarde para que fizessem uma refexão acerca da família, dentre as redações que li, todas bastante interessantes, pedi ao aluno Lucas para que me enviasse a dele para que pudesse publicá-la no Blog Pensar.


FAMÍLIA IDEAL*

O que seria uma família ideal? Uma família onde não há discussões? Uma família onde os pais não se separam? Acho que isso não existe, nem será assim no futuro... Os filhos sempre irão discutir com os irmãos (brigas), ou até mesmo com os próprios pais (desrespeitos, incompreenções). E se for um filho único ele pode até ser um filho responsável, mas nunca será o "filho perfeito", que os pais desejam!
Os pais sempre querem mais de nós, nunca estão satisfeitos. Deve ser por isso que na maioria das vezes há tanta revolta em um de seus filhos, é como se ele se sentisse a ovelha negra da família.

Mas e o esteriótipo de família perfeita, estável, existe? Existe em algumas casas, não por serem assim, mas sim por quererem um rótulo, para mostrar os amigos, colegas de trabalho ou até mesmo desconhecidos. E na maioria dos casos essas "famílias" são as que os filhos têm mais problemas, e os pais não enxergam, pois estão preocupados demais com trabalho, e os seus "empregados" (babás, professores etc.) é que na verdade são a "mãe" e o "pai"!

O rótulo “Família Ideal”, portanto não existe, existem famílias que se entendam, que se amam, não criando rótulos para desconhecidos, mas sim pais presentes na vida dos filhos, na educação, lazer e nos problemas, e amando-os sempre -- independente dos erros -, deles serem bons ou não na escola, deles serem ou não responsáveis, sendo ou não os filhos perfeitos. Mas sim os considerando seu filho.
____________________
* por Lucas Eduardo Souza A. Lopes - Aluno da 8a T do Colégio Rui Barbosa, Belo Horizonte - MG.

6 comentários:

  1. Lucas, belo texto, acredito que temos mesmo em nos a ideia de perfeição, mas por mim, a perfeiçao é imperfeita! =D

    ResponderExcluir
  2. Olá..
    Nem sei por quê vim parar no seu blog.
    Mas adorei! Gostei de tudo...
    Tudo mesmo!
    Parabéns!
    Mick

    ResponderExcluir
  3. Brigado gente... finalmente vim aqui ve a postagem! rs
    gostei =)

    abraço.

    ResponderExcluir
  4. Demais Eu Achei da sua Reflexão Realmente verdadeira,Algumas vezes nós achamos a Ovelha Negra Da Familia!

    ResponderExcluir
  5. Existe sim famílias livres de discussões e desentendimentos, e a sua pode ser assim no dia em que aceitarem e permitirem que Deus entre em suas vidas e tome o controle total de suas famílias. O Problema é que vocês não querem negar aos "prazeres dos homens" e se humilharem na presença de Deus! O Apocalypse está próximo. Se vocês não aceitarem por amor, será pela dor! Assim escreveu o profeta Isaías que o Senhor disse: "...Diante de mim se dobrará todo o joelho, e jurará toda língua." Isaias 45:24

    ResponderExcluir

Pensamentos

"Conhece a ti mesmo." Sócrates --"A linguagem é a morada do Ser." Heráclito -- "O homem é a medida de todas as coisas." Protágoras -- " Penso, logo existo. " René Descartes -- " O Mundo é minha representação sobre ele. " Artur Schopenhauer -- " Ai ai, o tempo dos pensadores parece ter passado! " Soren Kierkaard -- "Sobre aquilo que não pode ser dito deve se calar.” Ludwig Wittgenstein -- "O Ser é um horizonte de possibilidades." Martin Heidegger -- "A essência precede a existência." Jean Paul Sartre -- " A esperança floresce senão sobre o solo do desespero. " Gabriel Marcel "A razão e a sabedori falam. O Erro e a ignorância gritam." Sto. Agostinho "A melhor lição é o exemplo." Sto. Agostinho