quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Delírio da fama?

Não são recentes os escândalos de artistas na mídia. Escândalos com artistas sempre existiram na história do Olimpo da fama, desde a antigüidade até hoje. Sabemos que eles sempre demonstraram publicamente seu lado privado da vida, e publicar essas privacidades é "ganha-pão" de muitos jornalistas por aí, ainda mais hoje que a mídia é entreterimento para preencher a vida e o tempo de muitas pessoas.
Sabemos que cada artista tem suas chamadas "válvulas de escape", ou seja, cada um desagua suas energias de formas diversas - Freud já dizia - alguns entram de cabeça no mundo das drogas, sexo, consumismo sem fronteiras e chegam até o ponto máximo: suicídio. Exemplos disso são os grandes astros da História do Rock - Elvis Presley, Jimi Hendrix, Janis Joplin e até o caso do vocalista do INXS Michael Hutchence (suicídio), são milhares de casos assim. De um ponto de vista psicológico essas atitudes de celebridades são muitas vezes vistas como demonstrações de pura insanidade, descontrole emocional e um grande vazio existencial.
Ora, por outro lado, temos artitas que deliberam essas energias com ações menos agressivas, ou seja, dedicam-se às causas sociais, muitos chegam ao equilíbrio emocional através da religião, ou criam novas obras, músicas etc., exemplo disso é a família Jolie-Pitt: Brad Pitt, que adotou algumas crianças do continente africano, juntamente com a artista e atual esposa Angelina Jolie, e diversos casos de outros famosos.
Penso que a arte deve é preencher o "buraco existencial" que existe em nós e não abrí-lo mais, tornando-se um abismo.


Michael Jackson é o caso mais famoso acerca do delírio da fama. Antes Black, agora White. A causa é o vitiligo (despigmentação da pele) ou delírio psicológio?


Kurt Cobain - vocalista do Nirvana, que suicidou em 1994.
Foi por causa de seus delírios provindos da fama?

O caso da cantora e compositora norte-americana Britney Spears, que vendeu cerca de 91 milhões de albums e 60 milhões de singles, no mundo todo de acordo com a revista TIME.
Britney Spears e suas atuais atitudes polêmicas - delírio da fama ou jogada de marketing???

Pensamentos

"Conhece a ti mesmo." Sócrates --"A linguagem é a morada do Ser." Heráclito -- "O homem é a medida de todas as coisas." Protágoras -- " Penso, logo existo. " René Descartes -- " O Mundo é minha representação sobre ele. " Artur Schopenhauer -- " Ai ai, o tempo dos pensadores parece ter passado! " Soren Kierkaard -- "Sobre aquilo que não pode ser dito deve se calar.” Ludwig Wittgenstein -- "O Ser é um horizonte de possibilidades." Martin Heidegger -- "A essência precede a existência." Jean Paul Sartre -- " A esperança floresce senão sobre o solo do desespero. " Gabriel Marcel "A razão e a sabedori falam. O Erro e a ignorância gritam." Sto. Agostinho "A melhor lição é o exemplo." Sto. Agostinho