terça-feira, 20 de novembro de 2007

LIBERTAS QUAE SERA TAMEN (...)

A bandeira de Minas Gerais era um projeto para uma bandeira nacional, de autoria dos inconfidentes mineiros. Contudo, acabou sendo instituída como bandeira oficial do estado de Minas Gerais em 8 de janeiro de 1963, embora as origens de sua utilização remontem ao século XVIII.

De acordo com Tiradentes, o triângulo central da bandeira simbolizava a Santíssima Trindade, e, segundo muitos, os ideais pregados pela Revolução Francesa: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Há controvérsias a respeito da cor original do triângulo, que alguns julgam ser verde originalmente. O vermelho, contudo, acabou sendo adotado como símbolo-mor das revoluções. Segundo relatos históricos e também a tão criticada Wikipédia.

Em torno do tal triângulo, estava escrito em latim: LIBERTAS QUÆ SERA TAMEN. Traduzido como "Liberdade ainda que tardia".

Curiosidade - "Libertas quae sera tamen (...)" a expressão tem continuação

Quando da criação daquele estandarte, o inconfidente Alvarenga colheu uma frase de um diálogo entre os pastores Títiro e Melibeu, protagonistas das Bucólicas Vergilianas, onde um pastor canta seu amor por Marília.

Nesse poema Melibeu pergunta:
Et quae tanta fuit Romam tibi causa videndi?” - “E qual foi teu grande motivo para ver Roma?”

E Títiro responde:
Libertas quae sera tamem respexit inertem (…)” - “A liberdade, ainda que tardia, contudo encontrou-me inativo (…)", ou ainda, "Liberdade, a qual, embora tarde, [me] viu inerte (...)".

Enfim, como mineiro sou suspeito para falar, mas a bandeira de Minas Gerais é ou não uma das mais bonitas bandeiras do Brasil, quiçá do mundo?

Quer saber mais? Acesse:

http://www.idasbrasil.com.br/idasbrasil/geral/port/liberdade.asp
http://www.degeo.ufop.br/Portugues/OuroPreto/m_inc.htm
http://www.suapesquisa.com/estadosbrasileiros/estado_minas_gerais.htm
http://www.descubraminas.com.br/destinosturisticos/hpg_pagina.asp?id_pagina=2058&id_pgiSuper=

Pensamentos

"Conhece a ti mesmo." Sócrates --"A linguagem é a morada do Ser." Heráclito -- "O homem é a medida de todas as coisas." Protágoras -- " Penso, logo existo. " René Descartes -- " O Mundo é minha representação sobre ele. " Artur Schopenhauer -- " Ai ai, o tempo dos pensadores parece ter passado! " Soren Kierkaard -- "Sobre aquilo que não pode ser dito deve se calar.” Ludwig Wittgenstein -- "O Ser é um horizonte de possibilidades." Martin Heidegger -- "A essência precede a existência." Jean Paul Sartre -- " A esperança floresce senão sobre o solo do desespero. " Gabriel Marcel "A razão e a sabedori falam. O Erro e a ignorância gritam." Sto. Agostinho "A melhor lição é o exemplo." Sto. Agostinho