segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Gravidez nas trompas

Minha mulher e eu já passamos por ela!

Gravidez Ectópica

O que é? É a gestação que se desenvolve fora da cavidade uterina. Numa gravidez ectópica, o embrião não se implanta no útero, como deveria, mas num lugar incapaz de agüentar eficazmente seu pleno desenvolvimento. Geralmente, estas gravidezes ocorrem na trompa de Falópio antes que o embrião chegue ao útero.A gravidez ectópica trata-se de um quadro hemorrágico, que contribui com 3 a 4% da mortalidade materna. É também chamada de gravidez extra-uterina e tem incidência de 1%, esse número vem se elevando nas últimas décadas. Estima-se que cerca de 64% das gravidezes tubárias se solucionam espontaneamente, não sendo necessário fazer coisa alguma. Sua recorrência é de aproximadamente 20%.Os tipos de gravidezes ectópicas são vários (infundibular, tubária, ampolar, ístmica, intersticial, abdominal, ovariana, cervical e outras) mas a mais comum de todas é a tubária, representando cerca de 95% dos casos.

O embrião em desenvolvimento desgasta rapidamente o revestimento da trompa e cresce dentro das camadas adjacentes da trompa (crescimento luminal extra). Finalmente, isso ocasiona hemorragia e ruptura da trompa. O rápido crescimento do embrião num estado incapaz de agüentar isso tudo, acarreta a morte da criança e ameaça gravemente a vida da mãe, a não ser que ocorra alguma intervenção.Qual a causa a gravidez ectópica?As causas são ovulares e tubárias. As causas ovulares referem-se à nidificação precoce do blastocisto, que assim nidifica na tuba. As causas tubárias podem ser anatômicas (malformações, tumores, sinéquias e cirurgias pélvicas) ou funcionais (alteração da motilidade ou endossalpingite após processo inflamatório), por endometriose ou ainda psicogênicas. Infecção é a causa mais frequente, como a clamídia.


A razão porque uma gravidez ectópica pode ser perigosa é pela hemorragia que pode ocorrer juntamente com ruptura das paredes tubais.A gravidez pode correr até 8 semanas antes da mulher começar a sentir dor e procurar ajuda médica. Se a tuba se romper antes que uma cirurgia seja feita, a mulher pode falecer devido à hemorragia interna (hemoperitônio).Quais os sintomas?Os sintomas da gravidez ectópica são similares aos de uma gravidez intra-uterina (normal) nos primeiros estágios: falta da menstruação, seios inchados e doloridos, náusea, vômitos e fadiga mas, dores no abdômem virão em seguida.A dor começa devagar e vai se aprofundando com o passar dos dias até ficar insuportável. Pode ser sentida no lado esquerdo ou no lado direito inferior do abdômem.


A gravidez ectópica pode ser notada apalpando-se o lado esquerdo ou direito do abdômem mas o médico deve ser muito cuidadoso para não ajudar em uma possível ruptura.O sangramento uterino é geralmente associado à uma gravidez ectópica bem como dores na região inferior do abdômem principalmente durante qualquer atividade física, relações sexuais ou ao abaixar-se. E também, se a mulher está com pulso rápido, pressão baixa e apresenta baixa contagem de hemoglobinas.A gravidez ectópica é a segunda causa de morte maternal nos Estados Unidos.Estatísticas aproximadas para as causas de morte materna no Estado de São Paulo:Quanto as causas, 27% das mortes tiveram como causa básica problemas diretamente ligados a síndrome hipertensiva da gravidez, 16% por causas hemorrágicas, 15% doenças infecciosas, 10% por aborto, restando 10% por outras causas diretamente ligadas à gestação. 22% das mortes se relacionaram a causas obstétricas indiretas.

36 comentários:

Anônimo disse...

minha mãe teve um bêbe na trompas ; e vc tem alguma informação se a pessoa depois disso poderá ter filhos normalmente ? se puder me responda pelo emaill arihppg@hotmail.com

MUITO OBRIGADA !

Anônimo disse...

Eu tive uma gravidez na trompas efoi muito dificil tive que fazer uma cirugia urgente,sentir muitas colicas antes da cirugia e dor abdominal.mas o resultado foi que retirou uma parte,mas gracas a Deus os medicos que me cuidaram de mim e que me acompanham eles disseram que eu posso ter filhos.Entao estou tentando sim.
espero que voce e sua esposa tenha tido sorte e ter outros filhos.

Anônimo disse...

oi,eu ja passei po isso e fiz ema cirurgia de emergencia,foi retirada uma das trompas gostaria de saber qual e a porcentagem de ocorrer isso novamente.

Anônimo disse...

Passei por esse problema recentemente....ainda mais complicado... uma gravidez ectópica e uma outra no útero.Seriam gêmeos bivitelinos!!! foi descobertao o aborto uterino foi reaizada a curetagem e 12 dias depois foi descoberta a gravidez ectópica, tive que ser submetida a uma cirurgia de urgência...mas graças a Deus estou me racuperando bem.

patriciagrandona disse...

goataria de saber se existe algum meio de se transferir o embriao que esta nas trompas para dentro do utero e assim prosseguir com a gravidez.

Anônimo disse...

Tem um caso na familia de uma gravides de gemeos bivetelinos um está no utero e outro nas trompas, nesses casos e recomendado o aborto ou a algum meio de salvar os dois ou um dos bêbes?

Anônimo disse...

EU AINDA NÃO SEI O QUE ME ESTÁ A ACONTECER,SEI QUE TIVE UMA GRAVIDEZ NO ÚTERO E SAIU ESPONTANEAMENTE MAS O MEU BHCJ ANALISE DO SANGUE AINDA ESTÁ MUITO ALTO SERÁ GRAVIDEZ TAMBÉM NA TROMPA?NESTE CASO JÁ ESTOU COM 10 SEMANAS,PAROU O SANGRAMENTO E NÃO TENHO DORES NENHUMAS.FUI HOJE FAZER NOVAMENTE O BHCJ,ESTOU EM PÂNICO DE TER GRAVIDEZ NO ÚTERO

Anônimo disse...

Minha esposa ,teve sangramento por 17 dias!Fomos ao médico e foi constatado que estava com gravidez nas trompas!Será preciso fazer uma cirúrgia de emergência e retirar um pedaço das trompas!Será que ela poderá ficar grávida de novo?

Marcos M oliveira.

Anônimo disse...

ola . . Acabei de fazer uma cirurgia pra retirar uma gravidez na trompa . Sofri muito senti muitas colicas , já estava no terceiro mês de gestação achei que não suportaria tanta dor mais graças a Deus estou aqui depois de 10 dias com o feto morto na barriga não ouve outra forma foi feita a cirurgia . . Ainda não estou bem só tem uma semana que sai do hospital mais vou tentar ter outro bebê assim que puder. . E difícil mais que deus ajude quem está passando por isso . . Obrigada e boa sorte

pretafofa30 disse...

OLÁ, ESTOU ME RECUPERANDO DE UMA CIRURGIA PARA INTERROMPER UMA GESTAÇÃO NA TROMPA, FIQUEI MUITO TRISTE JA QUE ESTAVA PLANEJANDO MEU BEBE, AGORA PRECISO SABER SE CORRO O RISCO DISTO OCORRER NOVAMENTE JA QUA FOI NECESSARIO A REMOÇÃO DA TROMPA ESQUERDA E A DIREITA ESTA COMPROMETIDA, POIS O MEDICO EXPLICOU QUE A TROMPA NÃO EXECUTA OS MOVIMENTOS NECESSARIOS PARA FECUNDAÇÃO E RA ISTO TEREI QUE REALIZAR UM TRATAMENTO

iorrane disse...

Estou em pânico, ja fiz 2 exames bhcg o primeiro deu 43.1 dois dias apos deu 63.5 minha medica suspeita que seja gravidez nas trompas, daqui 4 dias vou fazer mais um bhcg, pra ver se este valor umentou mais.Sinto muita colica no lado esquerdo, seios muito doloridos...espero que de tudo certo.Peço a Deus que meu BB esteja no local certo e seja so um susto.

Daiane disse...

oi eu tb passei por uma gravidez ectópica ,e tive que retirar uma das trompas , quais as chances e quanto tempo depois devo tentar engravidar

Anônimo disse...

Gente eu tenho 20 anos, e com 15 anos tive que tirar o útero, trompa e orvario do lado esquerdo, porem os meus orgãos do lado direito esta otimo, gente sera que ainda tenho chance de engravidar. Me mandem respostas por favor o meu e-mail e ninha-meneses@hotmail.com

Lucicleide disse...

Obrigada pela oportunidade de desabafar. Lucicleide

Caroline disse...

Oie meninas .
Eu tenho 16 anos , e dia 12 de Janeiro de 2010 ( quando tinha ainda 15 anos ) , eu descobri que estava gravida , mais infelizmente foi uma gravidez tubaria . Quase morri , perdi muito sangue , e 1 trompa minha foi retirada .
Graças a Deus eu me recuperei , mais uma coisa me preocupa , será que eu vou poder ter filhos futuramente ? , é mais dificil de se engravidar ? Beijos , agradeço pela atenção '

silva disse...

oi, estou com gravidez tubaria, queria saber qual a chance de ter esse filho nessa condição, e se e possivel mesmo, que devo fazer? estou provavel com 5 semanas, e não sinto dor alguma. obrigada

victoriasp82 disse...

Olá acabei de ter uma gravidez tubaria fiz a cirurgia e perdi uma trompa,os medicos disseram que eu posso engravidar normalmente isso é possivel?o bebe nascera normal terei problemas para engravidar me ajudem obrigada....

Verônica Soares disse...

SE VOC~E TEVE COMPLICAÇÕES E ACHA QUE NÃO PODERÁ MAIS ENGRAVIDAR,CONFIE EM DEUS,POIS ELE SABE O QUE O MELHOR PARA CADA UM DE NÓS. E TEM MAIS SE FOR PARA O SEU BEM ELE PODE E QUER TE DAR UM BEBÊ TANTO FAZ TER OU NÃO TER ÚTÉRO,OVÁRIO,TROMPAS.ELE FAZ O IMPOSSÍVEL AOCNTECER.HOJE ESTOU COM SEIS DIAS QUE FIZ
UMA CIRURGIA PARA RETIRAR DOIS EMBRIÕES,UM EM CADA TROMPA.UM DELES ESTAVA VIVO E DAVA ATÉ PARA SABER OS BATIMENTOS CARDÍACOS.INFELIZMENTE MINHAS TROMPAS FORAM RETIRADAS E A MÉDICA FALOU QUE NÃO PODEREI MAIS TER UM FILHO DE FORMA NATURAL,SOMENTE SE FIZER INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL.GRAÇAS A DEUS QUE TENHO TRÊS FILHOS.

Anônimo disse...

eu tive uma gravidez na trompa,fui subtida ao tratamento clinico descobri com quase 13semanas por causa da ultrason,qdo fui saber de quantas semanas estava o bebê,descobri que estava gravida numa terça-feira e na outra ja estava enternanada para tirar o bebe,me sinti muito triste porem é uma vida mas com a graça de Deus vou superar,mas nao estou escape de fazer cirurgia depende agora do desenrolar do tratamento.!

Anônimo disse...

tive 2gravides tubari posso engravidar de novo?

katia disse...

ja tive 2gravides tubaria ainda posso ter filhos?

Anônimo disse...

oi meu nome é camila a dois anos passei por isto fiz uma cirurgia de emergencia na verdade achei que fosse morrer enfim este ano engravidei de novo e era uma gravidez ectopica resultado retirei a dois anos o lado direito das trompas e a 2 anos e a uma semana tirei o lado esquerdo o mé dico me disse que ainda pra tentar uma enseminação em vitro em fim mesmo que aconteça de novo gente lembra que você esta vivo mesmo que muito triste beijão a todas e boa sorte.

JUMA disse...

olá meu nome é geovana tive uma gravidez nas trompas que se rompeu e tive hemorragia interna,quase morri, após 3 anos tive uma filha linda que DEUS me deu,então engravidei novamente nas trompas,outra rotina de exames e ecografias que durou 2 meses e tive que fazer cirurgia e tirar a outra trompa.então não posso mais ter filhos,más graças a Deus tenho a minha NICOLE.

Alexandre Magno disse...

Está claro para mim que, em geral, numa gravidez ectópica, segundo o que li aqui, a grávida sofre muitos prejuízos, podendo chegar à morte. Mas ainda tenho uma pergunta principalmente para aqueles interessados que interagiram com os médicos e se informaram: algum de vocês sabe dizer se existem casos em que o bebê pode ser salvo (tipo através de uma cirurgia ou procedimento que movimente o embrião para o ambiente adequado)? Ainda: se existe exame preventivo que, nesse sentido, permita identificar com "antecedência útil" uma gravidez ectópica?

Alexandre Magno disse...

Eu continuei pesquisando e encontrei resultados muito interessantes! Um artigo baseado em uma dissertação de mestrado do mesmo autor nos esclarece que "os únicos procedimentos que seguramente não são diretamente abortivos [e por isso, os únicos que seguramente podem vir a ser moralmente lícitos] são a conversão tubário-uterina e a expectação armada".

erica disse...

eu fiz uma ultrason e descobri que meu bebe estava nes trompas fiz a cirurgia nao sangrei nao tive dor e nem nada so descobri mesmo porque fiz a ultrason fiz a cirurgia so que depois que eu sai da sala de cirurgia no outro dia o medico falou que tinha outro bebe no ultero e graças a deus esta tudo bem e estou com meses de gravidez

Bibiana Campos disse...

olá a 10 dias tive dores muito fortes e sangramento fui para o hospital e la me perguntaran c estava gravida dise q não estava nen com atraso menstrual fiseran hcg e deu positivo fis uma ecu e não apareceu a medica dise q era resenti as dores continuaran 4 dias depois fis outra ecu foi comprovado q era uma gravides na trompa direita fui direto para o hospital no outro dia fis uma sirurgia d emergensia os medicos achavan q estava com 3 semanas apos a sirurgia soube q estava com quase 4 meses minha trompa ja tinha estourado e o bebe estava vivo a minha dor foi terrivel ao saber diso hoje fasen 5 dias e estou mais calma.t

Anônimo disse...

olá a um ano tive uma gravidez ectopica e não sabia pois um mes antes tinha sofrido um aborto espontaneo em casa,senti muitas dores fortes,desmaiei varias vezes so descobriram o que era quando me tranferiram para o hesp de sumare,tive uma emorragia interna quase morri,me falaram que etava de 10 semanas,tambem me disseram que tenho 50% de chance de engravidar novamente,tenho um casal de filhos,tive 3 gravidez,a segunda meu bebe nasceu morto,naterceira tive perda de liquido aminiotico e tive que ficar internada para que meu bebe sobrevivesse ele nasceu de 36 semanas e esta com 2 aninhos,agradeço a DEUS por ter eses dois pois tenho medo de ficar gravida novamente nas trompas e nao sobreviver pois e algo que nao desejo a ninguem....

Anônimo disse...

Ola m chamo patricia estou grávida d 3meses fiz ultracao. trâns vaginal m não da p vê o bebê p favor m ajudem. Não sei s é óvulo sego ou s o bebê está nas tubas. m ajudem procuro apenas respostas p poder seguir minha vida em frente não sei oq pensar tenho quatro isames q fala q estou grávida ms aí vem a ultracao. E fala q s eu estava q perdi o bebê eq talvez nem há bebê estou muito confusa podem m ajudar bjus

Alexandre Magno disse...

patricia, esse tipo de dúvida se tira com médico, e não em blogs quaisquer. Pode ser que você encontre algum médico aqui disposto a remotamente pôr sua vida em risco tentando lhe responder. Acho difícil. Inapropriado. Procure um médico presencialmente. É melhor que você faz! E não demore.

Anônimo disse...

Olà, tenho 20 anos, fui submetida à uma cirurgia de emergencia pra retirar a trompa esquerda, eu nem sabia q estava grávida cheguei ao hospital sentindo fortes dores do lado esquerdo do abdome fizeram um Bhcg e deu positivo, me deram a notícia que estava grávida e logo depois que teriam que tirar o bebê pq ele estava na trompa. Quase morri por causa da hemorragia, mais fiquei muito triste pelo meu bebê, acho que o danos psicológicos foram maiores que os físicos, mais se Deus quiser na hora certa eu terei meu bebê.

Anônimo disse...

Na realidade não sei oqui é pior , as dores qui causa ou ao psicológico di perder seu bebe. tive um aborto a 5 meses atrás e até hoje eu nao supero, e sofro muito, e com a anciedade a cada dia mais di ter meu bebe logo.' mais com fé em deus terei logo

Anônimo disse...

oi,tudo bem? ha 4 anos atras tive uma gravidez nas trompas,perdi muito sangue,tive que fazer uma cirurgia urgente e foi retirado uma das trompas,agora estou com muito medo de nao poder engravidar mais,por favor,me ajudem,tomo nordete desde essa epoca(4 anos atras)sera que se eu parar com o anticoncepcional posso ficar gravida,e posso ter uma gravidez normal ?

Alexandre Magno disse...

Anticoncepcionais pode atrapalhar a saúde reprodutiva da mulher. Mas essa é uma questão para o médico.

Anônimo disse...

OI AFINAL É POSIVEL NASCER UMA CRIANÇA GERADA NAS TROMPAS JÁ OUVI DEXER QUE SIM VERDADES OU MENTIRAS RESPONDA POR FAVOR

Alexandre Magno disse...

Respondendo ao anônimo de 4 de abril de 2014 00:25:

CRUZ, Luiz Carlos Lodi da. Aborto na rede hospitalar pública: o Estado financiando o crime. Anápolis: Múltipla Gráfica, 2007. Monografia de fim de curso de Direito. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO. Defendida em 10 nov. 2006.

CRUZ, Luiz Carlos Lodi da. O princípio da ação com duplo efeito e sua aplicação à gravidez ectópica. Anápolis, Múltipla Gráfica, 2009. Dissertação de Mestrado ("Licenza") apresentada na Faculdade de Bioética do Ateneu Pontifício Regina Apostolorum, Roma, em 24 abr. 2009.

Pensamentos

"Conhece a ti mesmo." Sócrates --"A linguagem é a morada do Ser." Heráclito -- "O homem é a medida de todas as coisas." Protágoras -- " Penso, logo existo. " René Descartes -- " O Mundo é minha representação sobre ele. " Artur Schopenhauer -- " Ai ai, o tempo dos pensadores parece ter passado! " Soren Kierkaard -- "Sobre aquilo que não pode ser dito deve se calar.” Ludwig Wittgenstein -- "O Ser é um horizonte de possibilidades." Martin Heidegger -- "A essência precede a existência." Jean Paul Sartre -- " A esperança floresce senão sobre o solo do desespero. " Gabriel Marcel "A razão e a sabedori falam. O Erro e a ignorância gritam." Sto. Agostinho "A melhor lição é o exemplo." Sto. Agostinho