segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Qual caminho seguir???

Qual caminho seguir???

A pergunta da Moral é sempre essa: qual atitude devo tomar diante de tantas opções? Diante de tantas possibilidades de ação?
Ora, em frente de tantos caminhos o agir moral deve ser uma decisão que não prejudique a ninguém, e nem a você mesmo.

O caminho da Moral hoje não é mais o "olho por olho, dente por dente", nem o da tão mal interpretada cordialidade cristã excessiva: "se alguém bater no seu rosto, ofereça também o outro lado" - muitas vezes vista como atitude de covardia. Porém, oferecer a outra face quer nos mostrar que devemos ter atitudes que não são esperadas quando praticam injustiças contra nós, ou seja, agir consciente, isto é, consciente das conseqüências da sua ação. Essa é a preocupação da CIÊNCIA ÉTICA.


Ao dirigir cuidado para não se tornar um monstro!!!











O medo dos pensadores (filósofos) era o de tomar decisões parecidas com as ações dos animais, como as bestas, isto é, tomar uma atitude que fosse irracional.

Conhece-te a ti mesmo

Esta frase do templo de Delphos, que o filósofo Sócrates tanto anunciava é um bom ponto de partida para falarmos de ações morais, do objetivo da ética. A ação moral racional é baseada na razão (logos), uso constante da razão, quer dizer, agir pensando nas conseqüências das nossas ações, por mais simples que elas sejam. Contudo existem pessoas que agem por ímpeto de impulso, por puro ato de reflexo, ou automatismo - mecanicamente - por exemplo, pessoas que agem por ira, raiva, estresse, preguiça e até mesmo embriagado de tédio, e até com excitação - e podemos confirmar que agir assim são sim atitudes irracionais, quiçá, uma atitude infeliz, semelhante às ações dos animais. Porém a diferença disso tudo é que os animais não ficarão refletindo sobre o mal que cometeram ou que cometerão como conseqüência dessas ações, porque não eles não têm essa capacidade que é própria do ser humano = a capacidade de reflexão, ou melhor, a capacidade de criticar a si mesmo, a crítica sobre si mesmo, controle, domínio sobre si mesmo.

Autocontrole sobre sua vida

"O que adianta ter domínio sobre um império inteiro, uma nação inteira, mas não ter domínio, controle, sobre sua própria vida???" (cf. PLATÃO. Górgias). Temos que saber como usar as virtudes, ou seja, precisamos ter conhecimento para agirmos bem, um exemplo clássico disso podemos citar é o agir com coragem, conforme nos ensina Aristóteles (cf. ARISTÓTELES, Ética a Nicômaco): a coragem é uma das virtudes que devemos usar em momentos especiais, como por exemplo em caso de guerra, e ao contrário do que muitos pensam, não devemos usar a coragem no dia-a-dia, nas ações do dia-a-dia na pólis (cidade). *A imagem acima é uma propaganda contra o uso de drogas, bebidas alcoólicas + direção - na França.

Enfim, através dos textos postados, temos uma boa idéia do desenvolvimento da ética, essa ciência/ instrumento que nos auxilia na busca de novos rumos, de uma vida mais consciente e, conseqüentemente, uma vida menos sofrida, menos triste, ou seja, feliz.

Como diz uma aluna pra mim: ÉTICA SEMPRE!!!

Pensamentos

"Conhece a ti mesmo." Sócrates --"A linguagem é a morada do Ser." Heráclito -- "O homem é a medida de todas as coisas." Protágoras -- " Penso, logo existo. " René Descartes -- " O Mundo é minha representação sobre ele. " Artur Schopenhauer -- " Ai ai, o tempo dos pensadores parece ter passado! " Soren Kierkaard -- "Sobre aquilo que não pode ser dito deve se calar.” Ludwig Wittgenstein -- "O Ser é um horizonte de possibilidades." Martin Heidegger -- "A essência precede a existência." Jean Paul Sartre -- " A esperança floresce senão sobre o solo do desespero. " Gabriel Marcel "A razão e a sabedori falam. O Erro e a ignorância gritam." Sto. Agostinho "A melhor lição é o exemplo." Sto. Agostinho