sábado, 30 de junho de 2007

POR QUE NÃO AGIMOS CONFORME PENSAMOS?

No tocante a Ética, o que inicialmente me vem à mente é a questão entre o pensar e o agir: por que pensar é uma coisa tão distante do agir? POR QUE NÃO AGIMOS CONFORME PENSAMOS?
Para algumas pessoas parecem coisas diferentes, eu penso assim, mas ajo dessa maneira. Pare e pense! Isto é comum em nossos pensamentos, por exemplo, uma pessoa resolve colocar em prática o seguinte: "não vou mais jogar lixo nas ruas" ou "não vou mais ser corrupto". Ela sabe das conseqüências se todos nós continuarmos jogando lixo nas ruas ou se continuar praticando atos de corrupção. Nas primeiras semanas é tranqüilo, ela não joga lixo nas ruas ou tenta não aceitar propina, suborno, então, embalagens de balas e chicletes são guardadas no bolso, obviamente quando não há lixeiras etc., ou não aceita dinheiro algum, se controla para não aceitar, por aí vai, no outro dia age da mesma maneira e assim vai, dia após dia, ela coloca esse imperativo em sua vida: "não vou jogar lixo no chão" ou "não vou aceitar ser corrupto", isso vai se tornando um hábito, por algumas semanas, mêses e anos, quiçá até os seus últimos dias de sua vida.
Agora imaginemos o contrário, uma pessoa, que tem o objetivo, o seguinte imperativo: "não jogar lixo no chão" ou "não quero ser corrupto", mas por mau hábito, mau costume, falta de esforço, até mesmo por comodismo, ou seja, preguiça, essa pessoa joga lixo nas ruas e avenidas, aceita mesmo propina, e não está nem aí para as conseqüências, o que lhe vai acontecer futuramente.
Por que o ser humano é assim? Por que algumas pessoas são capazes de agir conforme pensa e outras não? Por que para milhões de pessoas agir bem, agir certo (honestamente), sem prejudicar outra pessoa(s), o meio ambiente é uma luta, um desafio, que parece ser impossível de praticar???
No próximo post vou fazer observações mais sérias sobre esse dilema. PENSE NISSO!


POST SCRIPTUM: SOU ADEPTO À CAMPANHA "REAGE BRASIL!!!"

Pensamentos

"Conhece a ti mesmo." Sócrates --"A linguagem é a morada do Ser." Heráclito -- "O homem é a medida de todas as coisas." Protágoras -- " Penso, logo existo. " René Descartes -- " O Mundo é minha representação sobre ele. " Artur Schopenhauer -- " Ai ai, o tempo dos pensadores parece ter passado! " Soren Kierkaard -- "Sobre aquilo que não pode ser dito deve se calar.” Ludwig Wittgenstein -- "O Ser é um horizonte de possibilidades." Martin Heidegger -- "A essência precede a existência." Jean Paul Sartre -- " A esperança floresce senão sobre o solo do desespero. " Gabriel Marcel "A razão e a sabedori falam. O Erro e a ignorância gritam." Sto. Agostinho "A melhor lição é o exemplo." Sto. Agostinho