terça-feira, 15 de maio de 2007

O QUE É POLUIÇÃO ÉTICA?

POLUIÇÃO ÉTICA???

Depois de conhecermos os diversos tipos de poluição que destroem a natureza, o meio ambiente em que vivemos, o nosso planeta Terra, podemos então falar de "poluição ética" (conceito foi criado pelo professor Júlio Sérgio da Costa Val, sociólogo formado pela UFMG). Poluição ética é aquela atitude de constante transgressão e destruição da boa convivência humana, de certa maneira é um tipo de violência, violência essa que é cultuada pela pessoa de certa maneira que agindo assim em um lugar ela acaba afetando várias pessoas.

A poluição ética se manifesta de diversas maneiras, por exemplo, no linguajar agressivo e imoral (porque ofende quem ouve); atitudes individualistas, o prazer em transgredir as leis (prazer em fazer o que é proibido, o que prejudica alguém); atitudes preconceituosas; atitudes desonestas com as pessoas; corrupção política*, o mais vergonhoso ato de poluição ética, que consiste no uso ilegal - por parte de governantes, funcionários públicos e agentes privados - do poder político e financeiro de organismos ou agências governamentais com o objetivo de transferir renda pública ou privada de maneira criminosa para determinados indivíduos ou grupos de indivíduos ligados por quaisquer laços de interesse comum – como, por exemplo, negócios, localidade de moradia, etnia ou de fé religiosa; a omissão também é um tipo de violência psicológica - agride internamente a pessoa que não se manifesta, não se expõe. Enfim, o que acontece na poluição ética é na verdade uma distorção de valores: o que é perverso, abominável para a vida humana, vira um valor entre algumas pessoas. Além de agredir o meio ambiente, a natureza, estamos também agredindo a vida humana, agora não só o lugar onde vivemos, mas o nosso íntimo mesmo, destruindo a nossa saúde psicológica, destruindo nossa auto estima, quando adotamos valores que vão contra a vida do ser humano.

Agora cabe a você se perguntar: quais são meus valores???

_________________
* Corrupção - do latim corruptus que significa quebrado em pedaços e num segundo sentido, apodrecido, pútrido. O verbo corromper significa tornar pútrido, podre.

Em breve mais posts!!!

Pensamentos

"Conhece a ti mesmo." Sócrates --"A linguagem é a morada do Ser." Heráclito -- "O homem é a medida de todas as coisas." Protágoras -- " Penso, logo existo. " René Descartes -- " O Mundo é minha representação sobre ele. " Artur Schopenhauer -- " Ai ai, o tempo dos pensadores parece ter passado! " Soren Kierkaard -- "Sobre aquilo que não pode ser dito deve se calar.” Ludwig Wittgenstein -- "O Ser é um horizonte de possibilidades." Martin Heidegger -- "A essência precede a existência." Jean Paul Sartre -- " A esperança floresce senão sobre o solo do desespero. " Gabriel Marcel "A razão e a sabedori falam. O Erro e a ignorância gritam." Sto. Agostinho "A melhor lição é o exemplo." Sto. Agostinho