quinta-feira, 12 de abril de 2007

O QUE É ÉTICA?

sabemos que a palavra ética vem do grego antigo ήθική [ήθική φιλοσοφία] "Filosofia Moral", do adjetivo ήθος (ēthos) "costume, hábito", pode ser também costume de uma pessoa ou costumes de um povo, num primeiro momento sabemos que a ética estuda os valores e os costumes de uma pessoa ou um grupo. Nesse sentido ética são normas e regras que orientam a conduta humana, porém estudar ética é estudar os tipos de julgamentos que fazemos sobre o que consideramos o certo ou errado, e esses julgamentos podem ser classificados de acordo com certa linha ética existente, ou seja, a ética é um instrumento que busca uma classificação, uma "determinação do que é certo ou errado, bom ou mau, permitido ou proibido, de acordo com um conjunto de normas ou valores adotados historicamente por uma sociedade" (cf.Danilo Marcondes in: Textos Básicos de Ética, p.9). Já o termo moral é derivado do latim mores (tradução de ήθος = mos), que é uma terminologia específica, moral pode ser usada no mesmo sentido de ética, ou seja, como sinônimo de ética, numa segunda definição pode também ser entendida a tudo aquilo que é tocante ao foro íntimo das pessoas, por exemplo, "aquela pessoa me ofendeu moralmente", ou seja, ofendeu o meu caráter, ofendeu o meu ser. Estudar ética então, é necessário, e é um desafio também, pois COMO FALAR DE ÉTICA EM UM PAÍS SEM ÉTICA? Mas precisamos pensar para podermos agir bem, para vivermos em um mundo melhor.
Podemos concluir que:
ética é a ciência normativa do comportamento humano, com vistas tanto ao bem individual como ao bem comum. Por ela é que se define como devem ser nossos caminhos, nosso trabalho, nossas escolhas.


Para ficar claro o que é ética, a diferença de ética e moral e as mais famosas correntes éticas, postei um vídeo do filósofo brasileiro Paulo Ghiraldelli Jr.: para acessá-lo clique aqui.

A ética estuda as atitudes humanas relacionadas à sua natureza, objetivando a procura de respostas acerca de regras morais e de direito, identificação de comportamentos humanos corretos e incorretos bem como a diferenciação destes, a procura pela perfeição humana buscando a realização desta perante seus valores e suas crenças.
É utilizada no processo educativo na finalidade de conscientizar uma pessoa sobre seus direitos e deveres para com a sociedade, na economia para estabelecer valores relacionados a princípios morais e regras, na ciência como forma de lidar com a vida com respeito e de maneira responsável e em outras áreas desempenhando papéis de suma importância.
A ética estabelece um compromisso entre seres humanos, pois utiliza a essência interior, ou seja, utiliza sua formação de caráter para determinar suas características. Desta forma, a ética é construída com base naquilo que é necessário e/ou exigido pelo homem colocando-o a frente de seus próprios limites morais.
Sua importância na sociedade é reconhecida, porém questionada às vezes por conflitos gerados entre a valorização da vida ou da propriedade privada. Apesar de alguns conflitos, a ética auxilia a boa vivência do homem perante a sociedade ajudando este a se comportar de forma correta em face de outras pessoas e ainda a formular suas próprias idéias fundamentais sem que se corrompa posteriormente, tornando-se assim um cidadão de idéias firmadas na moral, nos bons costumes e na dignidade.
Sugestão de leitura:
VALLS, Álvaro L. M. O que é Ética. Coleção primeiros passos, 9ª edição. São Paulo: Ed.brasiliense, 1994.
PEREIRA, Otaviano. O que é Moral. Coleção primeiros passos, 1ª edição. São Paulo: Ed.brasiliense, 1991.
___________________

No próximo post explicarei o que é o cidadão, abordando qual deve ser o papel do cidadão para o Filósofo.

Um comentário:

  1. Gostei muito do vídeo, do texto.
    Vi a data, faz mais de um ano e ainda não postou o assunto prometido, como assim? Fico na expectativa.

    ResponderExcluir

Pensamentos

"Conhece a ti mesmo." Sócrates --"A linguagem é a morada do Ser." Heráclito -- "O homem é a medida de todas as coisas." Protágoras -- " Penso, logo existo. " René Descartes -- " O Mundo é minha representação sobre ele. " Artur Schopenhauer -- " Ai ai, o tempo dos pensadores parece ter passado! " Soren Kierkaard -- "Sobre aquilo que não pode ser dito deve se calar.” Ludwig Wittgenstein -- "O Ser é um horizonte de possibilidades." Martin Heidegger -- "A essência precede a existência." Jean Paul Sartre -- " A esperança floresce senão sobre o solo do desespero. " Gabriel Marcel "A razão e a sabedori falam. O Erro e a ignorância gritam." Sto. Agostinho "A melhor lição é o exemplo." Sto. Agostinho